Please use this identifier to cite or link to this item: http://tede.udesc.br/tede/tede/1243
metadata.dc.type: Dissertação
Title: O espaço sonoro em processos de drama: a voz e os ruídos na construção de narrativas teatrais no contexto escolar
Other Titles: The sonorous space in processes drama: voice and sounds in the construction of dramatic narratives in a scholastic context
metadata.dc.creator: Guerra, Raquel
metadata.dc.contributor.advisor1: Cabral, Beatriz Angela Vieira
metadata.dc.description.resumo: A pesquisa trata da produção vocal e sonora direcionada para o ensino do teatro na escola através da abordagem metodológica do drama, cujo procedimento criativo está associado à construção de narrativas teatrais. A investigação sonora está relacionada a um conjunto de atividades que se caracterizam como jogos, brincadeiras e estratégias capazes de enfatizar a emissão vocal e a composição de sonoridades. A compreensão da voz no teatro é proferida pelo viés da poética e explora os princípios da musicalidade como portadores dos sentidos atribuídos às palavras. O significado é um resultante entre a conotação própria da palavra e o modo como os elementos sonoros estão organizados na vocalização. Em diálogo com a voz, os ruídos compõem o espaço sonoro e são provocados por diferentes materiais (papel, plástico, metal); eles adquirem diferentes sonoridades em função do modo pelo qual os objetos são manipulados (fricção, percussão, etc.). O potencial sonoro da voz e dos ruídos é explorado durante a narrativa teatral, criada no processo de drama em forma de cenas, composições de atmosferas dramáticas, sonoplastias, jogos vocálicos, entre outras atividades que dão ênfase à produção vocal e de sonoridades. O processo de drama é a prática de ensino desenvolvida pela pesquisa no ambiente escolar e está relacionada com a teoria educacional póscrítica que desconstrói a noção do conhecimento como um conjunto de conteúdos universais e propõe a compreensão do caráter local e específico do conhecimento, relativo à própria experiência pedagógica na qual ele foi, antes de tudo, produzido
Abstract: The research is concerned with the vocal and sonorous production directed to the teaching of drama at school through the methodological approach of drama, whose creative procedure is associated to the construction of theatrical narratives. The investigation of sounds is related to a set of activities such as games, plays and strategies capable of emphasizing the vocal emission and the composition of sounds. The understanding of voice in theater is given from the perspective of poetics and explores the principles of musicality as a bearer of the meanings attributed to words. The meaning comes from the result of the connotation of the word itself and the way that sonorous elements are organized in vocalization. Dialoguing with the voice, the sounds make up the sonorous space and are produced by different materials such as paper, plastic and metal, obtaining different sonorities depending on the way in which objects are manipulated (friction, percussion, etc). The sonorous potential of voice and noises is explored in the theatrical narrative, created in the process of drama, in form of scenes, composition of dramatic atmospheres, sound design, vocalizations and other activities that emphasize the vocal and sonorous production. The process drama is the practice of teaching developed by the research in the scholastic environment, it is related to the after-criticism educational theory that deconstructs the notion of knowledge as a set of universal contents and proposes the understanding of the local and specific character of knowledge related to the very own educational experience in which it was, primarily produced
Keywords: Voz poética
Sonoridades
Processos de drama
Teatro estudo e ensino
Teatro escolar
Dramatização
Poetic voice
Sonorous space
Drama
metadata.dc.subject.cnpq: CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::ARTES::TEATRO
metadata.dc.language: por
metadata.dc.publisher.country: BR
Publisher: Universidade do Estado de Santa Catarina
metadata.dc.publisher.initials: UDESC
metadata.dc.publisher.department: Teatro
metadata.dc.publisher.program: Mestrado em Teatro
metadata.dc.rights: Acesso Aberto
URI: http://tede.udesc.br/handle/handle/1243
Issue Date: 8-Nov-2010
Appears in Collections:Mestrado em Teatro

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Raquel.pdf758,64 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.