Please use this identifier to cite or link to this item: http://tede.udesc.br/tede/tede/1241
metadata.dc.type: Dissertação
Title: A formação do palhaço: técnica e pedagogia no trabalho de Ângela de Castro, Esio Magalhães e Fernando Cavarozzi
Other Titles: The clown formation: tecniques and pedagogy of Ângela de Castro, Esio Magalhães and Fernando Cavarozzi's work
metadata.dc.creator: Matos, Débora de
metadata.dc.contributor.advisor1: Beltrame, Valmor
metadata.dc.description.resumo: A pesquisa objetiva investigar o processo de formação do palhaço, (re)conhecer princípios técnicos e procedimentos pedagógicos utilizados na formação do palhaço/aprendiz. O estudo dos modos de operacionalizar a prática de ensino/aprendizagem na arte da palhaçaria evidencia um conjunto de saberes que podem instrumentalizar a prática de jovens artistas. Esta investigação analisa a trajetória de três artistas profissionais. São eles: Ângela De Castro, Esio Magalhães e Fernando Cavarozzi. O estudo, de caráter qualitativo, apresenta inicialmente uma revisão da bibliografia na busca de investigar códigos que definem esta linguagem artística. Posteriormente, desenvolve-se uma análise dos percursos dos três artistas. Tal análise se efetua por meio da observação de espetáculos, oficinas, cursos e com a realização de entrevistas. A apresentação dos procedimentos recorrentes por eles utilizados, longe de reduzi-los a planilhas e esquemas imutáveis, pretende apontar um conjunto de bons conselhos para auxiliar jovens artistas na construção de seus próprios caminhos profissionais e artísticos
Abstract: The research aims to investigate the clown formation process, recognizing the technical principles and pedagogic procedure used in the clown/apprentice formation. The study of how to operationalize the practice of teaching/learning the clown art shows a group of knowledge that can be used by young artists to help them in practice. This investigation analyzes the trajectory of three professional artists: Ângela de Castro, Esio Magalhães and Fernando Cavarozzi. The study, in qualitative terms, presents initially a literature review seeking to investigate codes that define this artistic expression. Afterwards, it is analyzed the professional life of the three artists. This is made by the observation of their shows, workshops, courses and by interviewing them. The presentation of the procedure used by them regularly, far from reduce it to spreadsheets and unchangeable schemes, intends to point out a group of good advices to assist young artists to build their own artistic and professional life
Keywords: Palhaço
Processo formativo
Técnicas de criação
Pedagogia do ator
Palhaços
Atores formação
Clown
Traning process
Creation techniques
Actor s pedagogy
metadata.dc.subject.cnpq: CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::ARTES::TEATRO
metadata.dc.language: por
metadata.dc.publisher.country: BR
Publisher: Universidade do Estado de Santa Catarina
metadata.dc.publisher.initials: UDESC
metadata.dc.publisher.department: Teatro
metadata.dc.publisher.program: Mestrado em Teatro
metadata.dc.rights: Acesso Aberto
URI: http://tede.udesc.br/handle/handle/1241
Issue Date: 11-Dec-2009
Appears in Collections:Mestrado em Teatro

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
debora.pdf885,59 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.