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dc.contributor.advisor1Sant´anna, Antônio Carlos Vargas
dc.creatorEsquivel, Talita Gabriela Robles
dc.date.accessioned2017-07-10T16:51:48Z-
dc.date.available2009-11-25
dc.date.available2017-07-10T16:51:48Z-
dc.date.issued2009-08-14
dc.identifier.urihttp://tede.udesc.br/handle/handle/1234-
dc.description.abstractThe dissertation outlines poetic research developed from a proposition for the representation of the grotesque body, in forms of mutilation, deformation, exaggeration and death, developing relationships between these corporal images, theories of the grotesque and the work of contemporary visual artists, specifically Jenny Saville, Andres Serrano and Lucian Freud. Through an intense process of refinement in technique and in the way of looking, through the production of images with repugnant themes, the research sought to stimulate sensations associated with the life experience of the observer, without negating the collective potential of the image. The theoretical foundation of the grotesque body was elaborated from the work of two of the principal thinkers in this area, Mijail Bajtin and Wolfgang Kayser. According to Bajtin, this was considered part of a carnivalesque cosmovision, in which the body is symbolically considered collective. According to Kayser, this can be understood as an exacerbation of the form and as the strangeness of something familiar. Reflections on the physical body and on the values of our society also formed part of the theoretical basis for this thesis, by way of articles on contemporary arteng
dc.description.resumoA dissertação apresentada trata da pesquisa poética desenvolvida a partir de uma proposição de representação do corpo grotesco, nas formas de mutilação, deformação, exagero e morte, buscando relações destas imagens corporais com as teorias do grotesco e com trabalhos de artistas plásticos contemporâneos, mais especificamente Jenny Saville, Andrés Serrano e Lucian Freud. Através de um processo intenso de um aperfeiçoamento tanto da técnica como do olhar a pesquisa buscou, através da produção de imagens com temáticas repugnantes, estimular sensações ligadas à experiência de vida do observador sem por isso negar o potencial coletivo da imagem. Quanto ao embasamento teórico do corpo grotesco este foi pensado a partir de dois dos principais autores sobre o assunto, Mijail Bajtin e Wolfgang Kayser. Segundo o primeiro, como uma cosmovisão carnavalesca de mundo, onde o corpo é simbolicamente pensado como coletivo. E segundo Kayser, podendo ser entendido como a exacerbação da forma e o estranhamento de algo familiar. Reflexões sobre o corpo físico e os valores de nossa sociedade também serviram de alicerce para o embasamento teórico da presente dissertação por meio de artigos sobre a arte contemporâneapor
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2017-07-10T16:51:48Z (GMT). No. of bitstreams: 1 talita.pdf: 6096532 bytes, checksum: aff584c5df71bf136716db0e050faa6d (MD5) Previous issue date: 2009-08-14en
dc.description.sponsorshipCoordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior
dc.formatapplication/pdfpor
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade do Estado de Santa Catarinapor
dc.publisher.countryBRpor
dc.publisher.departmentTeatropor
dc.publisher.programMestrado em Teatropor
dc.publisher.initialsUDESCpor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjectCorpopor
dc.subjectGrotescopor
dc.subjectSensaçõespor
dc.subjectProdução poéticapor
dc.subjectCorpo humanopor
dc.subjectGrotesco na artepor
dc.subjectBodyeng
dc.subjectGrotesqueeng
dc.subjectSensationseng
dc.subjectPoetic productioneng
dc.subject.cnpqCNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::ARTES::TEATROpor
dc.titleCorpo grotescopor
dc.title.alternativeThe grotesque bodyeng
dc.typeDissertaçãopor
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