Please use this identifier to cite or link to this item: http://tede.udesc.br/tede/tede/1227
metadata.dc.type: Dissertação
Title: Drama e teatralidade: experiências com o professor no papel e o professor-personagem e suas possibilidades para o ensino do teatro na escola.
metadata.dc.creator: Vidor, Heloise Baurich
metadata.dc.contributor.advisor1: Cabral, Beatriz Angela Vieira
metadata.dc.description.resumo: Esta pesquisa é sobre a metodologia do drama associada ao ensino do teatro na escola. São utilizadas duas experiências distintas para investigar o papel do professor na mediação de processos de drama. A estratégia do teacher in role é central na investigação e é explorada através de duas abordagens pedagogicamente diferentes: o professor no papel se refere às situações nas quais o professor discute uma função social como um parceiro dos alunos dentro do processo; o professor personagem se refere às situações aonde o professor traz um personagem, mantendo seu discurso e suas atitudes, a fim de desafiar o ponto de vista dos alunos. Estes procedimentos aproximam o papel do professor ao do ator, abrindo perspectivas tanto para a apropriação da linguagem teatral pelo aluno na sala de aula, quanto para a atuação do professor como co-atista - professor-ator - dentro do processo de ensino-aprendizagem do teatro
Abstract: This research, on drama methodology in the Brazilian context, looks at two distinct experiences in order to investigate the role of the teacher to mediate the drama processes. The strategy teacher-in-role is the core of the investigation and here is approached through two different pedagogical procedures: in role stands for the situations where the teacher takes on a social function as a partner of the students within the process; in character stands for the situations where the teacher takes on a character and keeps his/her discourse and attitudes in order to challenge the students points of view. This approach brings the role of the teacher closer to the role of the actor, and opens doors both to the participants acquisition of the theatrical language and to the teacher performance as co-artist within the teaching and learning processes
Keywords: Teatro
Drama educação
Professor artista
Teatro curricular
Professor personagem
Professor no papel
Theater
Drama education
Teacher-artist
Curricular theater
Teacher in character
Teacher in role
metadata.dc.subject.cnpq: CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::ARTES::TEATRO
metadata.dc.language: por
metadata.dc.publisher.country: BR
Publisher: Universidade do Estado de Santa Catarina
metadata.dc.publisher.initials: UDESC
metadata.dc.publisher.department: Teatro
metadata.dc.publisher.program: Mestrado em Teatro
Citation: VIDOR, Heloise Baurich. Drama e teatralidade: experiências com o professor no papel e o professor-personagem e suas possibilidades para o ensino do teatro na escola.. 2008. 137 f. Dissertação (Mestrado em Teatro) - Universidade do Estado de Santa Catarina, Florianópolis, 2008.
metadata.dc.rights: Acesso Aberto
URI: http://tede.udesc.br/handle/handle/1227
Issue Date: 17-Dec-2008
Appears in Collections:Mestrado em Teatro

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Dissertacao.pdf9,97 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.