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metadata.dc.type: Dissertação
Title: Dos princípios do ator : a análise da ação física através da tríade percepção-imaginação-adaptação, a partir dos pressupostos de Konstantin Stanislávski
Other Titles: The construction of the phisical actions throug the perception-imagination-adaptation triad, according to Konstantin Stanislavski
metadata.dc.creator: Canalles, Pablo
metadata.dc.contributor.advisor1: Faleiro, José Ronaldo
metadata.dc.description.resumo: O trabalho aqui apresentado procura investigar como se dá a construção das ações físicas, segundo o ator, diretor e pedagogo russo Konstantin Stanislávski, através da tríade percepção-imaginação-adaptação, tendo em vista que essas três faculdades do ser humano são de fundamental importância para o trabalho do ator. A pesquisa visa a fazer um apanhado geral sobre a vida e a obra de Stanislávski, e como ele chegou à questão da ação física, buscando sempre uma atuação verdadeira e orgânica, tendo como fim a emoção do ator. Nesse sentido, fazem parte do trabalho uma investigação aprofundada sobre as leis do homem em ação - postuladas por Stanislávski e, aqui, relacionadas a cada uma das três faculdades - e a última grande contribuição do pesquisador russo à arte teatral: a análise ativa, que engloba as leis, a ação física e os demias elementos do Sistema. O mestre russo, ao fim de seus estudos, lega-nos a primorosa idéia de que a ação física é apenas um meio para a criação, que possibilita ao ator penetrar no seu próprio subconsciente e emocionar-se. Para Stanislávski, é através de uma série de ações realizadas pelo ator que o público pode ver a emoção percorrendo a cena
Abstract: The essay presented here investigates the construction of the Physical Actions according to Russian actor, director and educationalist Konstantin Stanislavski, through the perception-imagination-adaptation triad, considering that these three properties of the human being are of fundamental importance for the actor's work. The research aims to create a compilation of Stanislavski's life and work, and how he arrived at his theory of the Physical Actions, always looking for true and organic acting, having as a goal the emotion of the actor. Therefore, part of this study is a profound investigation of the laws of man in action - applied by Stanislavski and, here, correlated to each of the three properties; as well as the last great contribution of the Russian scholar to the theatrical arts: the active analysis, which encompasses the laws, the physical action and the other elements of his System. The Russian master, at the end of his studies, leaves as his legacy, the distinct idea that the physical action is only the path to creation, which gives the actor the possibility of penetrating his or her own subconscious and being moved. To Stanislavski, it is through a series of actions performed by the actor that the public can see emotion run through the scene
Keywords: Atores
Imaginação
Representação teatral
Ação física
Análise ativa
Percepção
Adaptação
Stanislávski
Leis do homem em ação
Physical action
Active analysis
Perception
Imagination
Adaptation
Stanislavsky
Laws of the man in action
metadata.dc.subject.cnpq: CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::ARTES::TEATRO
metadata.dc.language: por
metadata.dc.publisher.country: BR
Publisher: Universidade do Estado de Santa Catarina
metadata.dc.publisher.initials: UDESC
metadata.dc.publisher.department: Teatro
metadata.dc.publisher.program: Mestrado em Teatro
Citation: CANALLES, Pablo. The construction of the phisical actions throug the perception-imagination-adaptation triad, according to Konstantin Stanislavski. 2008. 145 f. Dissertação (Mestrado em Teatro) - Universidade do Estado de Santa Catarina, Florianópolis, 2008.
metadata.dc.rights: Acesso Aberto
URI: http://tede.udesc.br/handle/handle/1226
Issue Date: 25-Aug-2008
Appears in Collections:Mestrado em Teatro

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