Please use this identifier to cite or link to this item: http://tede.udesc.br/tede/tede/1225
metadata.dc.type: Dissertação
Title: Dario Fo no Brasil: a relação gestualidade - palavra nas cenas de a descoberta das américas de julio adrião e il primo miracolo de roberto birindelli
metadata.dc.creator: Zanoni, Melize
metadata.dc.contributor.advisor1: Andrade, Milton de
metadata.dc.description.resumo: Esta pesquisa investiga em que dimensão a formalização de procedimentos provenientes do teatro-solo de linha física, no qual a cena é determinante do texto falado, oferece caminhos concretos para um problema específico da arte teatral: a relação gestualidade - palavra. Para a verificação das hipóteses e problematização do tema desta pesquisa, foram analisados dois trabalhos apresentados por grupos brasileiros que possuem como base para sua dramaturgia os monólogos escritos pelo ator e dramaturgo italiano Dario Fo: A descoberta das Américas, representado por Julio Adrião, dirigido por Alessandra Vannucci e produzido pelo Núcleo de Produção Leões de Circo Pequenos Empreendimentos do Rio de Janeiro, e Il Primo Miracolo, representado e dirigido por Roberto Birindelli, da Cia do Bebê de Porto Alegre. A pesquisa está centrada na análise de alguns elementos que constituem as partituras gestuais destes espetáculos e sua relação com o texto, tais como: repetição, fragmentação, quebras, descrição, criação de sentido, corporificação do texto e suas relações intertextuais
Abstract: This research investigates in which dimension the formalization of the procedures from solo theater of physical line, in which the scene determines the spoken text, offers concrete ways to a specific problem in the performing arts: the gesture-speech relation. To check the hypothesis and problems of the theme of this research two works presented by Brazilian groups that have as base for their dramaturgy the monologues written by the Italian actor and dramaturg Dario Fo were analyzed: A descoberta das Américas, presented by Julio Adrião, directed by Alessandra Vannucci and produced by the production team Leões de Circo Pequenos empreendimentos from Rio de Janeiro and Il Primo Miracolo, presented and directed by Roberto Birindelli, of the Cia do Bebê from Porto Alegre. The research focuses on the analysis of some elements that constitute gestural score of these spectacles and their relation to the text, such as: repetition, fragmentation, breaks, description, sense creation, textual embodiment and its intertextual relations
Keywords: Dramatização
Gestos
Dario Fo
Gestualidade
Palavra
Dramaturgia
Ações
Gesture
Speech
Dramaturgy
Actions
metadata.dc.subject.cnpq: CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::ARTES::TEATRO
metadata.dc.language: por
metadata.dc.publisher.country: BR
Publisher: Universidade do Estado de Santa Catarina
metadata.dc.publisher.initials: UDESC
metadata.dc.publisher.department: Teatro
metadata.dc.publisher.program: Mestrado em Teatro
Citation: ZANONI, Melize. Dario Fo no Brasil: a relação gestualidade - palavra nas cenas de a descoberta das américas de julio adrião e il primo miracolo de roberto birindelli. 2008. 193 f. Dissertação (Mestrado em Teatro) - Universidade do Estado de Santa Catarina, Florianópolis, 2008.
metadata.dc.rights: Acesso Aberto
URI: http://tede.udesc.br/handle/handle/1225
Issue Date: 10-Jun-2008
Appears in Collections:Mestrado em Teatro

Files in This Item:
File SizeFormat 
Melize.pdf2,92 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.