Please use this identifier to cite or link to this item: http://tede.udesc.br/tede/tede/1221
metadata.dc.type: Dissertação
Title: Pedagogia do teatro: um estudo sobre a recepção
metadata.dc.creator: Rosseto, Robson
metadata.dc.contributor.advisor1: Cabral, Beatriz Angela Vieira
metadata.dc.description.resumo: Esta dissertação objetiva realizar um estudo sobre a recepção na área do ensino do teatro. Para a execução dela foi desenvolvida uma experiência sobre a recepção de uma peça teatral, envolvendo alunos da educação básica e público espontâneo. Se a recepção é um dos pólos do ensino do teatro, constatou-se por meio de entrevistas, as dificuldades do professor do Estado do Paraná quanto aos processos e às estratégias para trabalhar a recepção de espetáculos e a recepção de atividades teatrais em sala de aula. A investigação se valeu de um questionário que discriminou os principais eixos da montagem e suas respectivas características, para fazer um levantamento dos aspectos da encenação que causaram maior impacto no público. A fundamentação teórica esteve centrada na Estética da Recepção, especialmente no conceito de Horizonte de expectativas, desenvolvido por Hans Robert Jauss. Para tanto, realizou-se uma série de entrevistas com a encenadora do espetáculo Auto da Índia (Curitiba/2006), sobre o qual foi construído o questionário. O cruzamento dos dados revelou que as respostas mais significativas apontadas pelos espectadores não coincidiu com as expectativas da encenadora. Ao comparar os dois grupos pesquisados, comprovou-se que o espectador teve impacto em diferentes elementos da encenação. Este resultado permitiu discutir o potencial do uso de um questionário para explicitar as formas distintas de recepção demonstradas por um público. Nesse sentido, comprovou-se que o questionário é um recurso metodológico eficiente para o professor mediar a recepção, prática de fundamental importância para a formação do aluno espectador na área da pedagogia do teatro.
Abstract: This study looks at theatre reception in the area of education. The focus of the investigation was the response of the audience to the performance Auto da Índia (Curitiba/PR): both by children of a public secondary school and adults who attended to one of its presentation. The understanding that theatre in education needs to balance the attention to the production and the reception is the main objective of this proposal. Studies of theories of reception were carried out in order to raise problems and questions. The Theory of the Aesthetic Reception, by Hans Herbert Jauss was identified as the key framework to the field work. The methodology included the analysis of former researches related to teachers training, interviews with director of the performance, and a questionnaire to gather the audience response to the presentation they had just attended. The concept of Horizon of Expectations was considered the key aspect of the data analysis. The concluding notes point both to the divergent readings of the performance by spectators with similar backgrounds, and to the role of the questionnaire to mediate the debate on reception in the classroom context.
Keywords: Teatro estudo e ensino
Teatro escolar
Teatro na educação Recepção
Pedagogia do teatro
Espectador
Ensino do teatro
Reception
Theater pedagogy
Spectator
Teaching of theater
metadata.dc.subject.cnpq: CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::ARTES::TEATRO
metadata.dc.language: por
metadata.dc.publisher.country: BR
Publisher: Universidade do Estado de Santa Catarina
metadata.dc.publisher.initials: UDESC
metadata.dc.publisher.department: Teatro
metadata.dc.publisher.program: Mestrado em Teatro
Citation: ROSSETO, Robson. Pedagogia do teatro: um estudo sobre a recepção. 2007. 100 f. Dissertação (Mestrado em Teatro) - Universidade do Estado de Santa Catarina, Florianópolis, 2007.
metadata.dc.rights: Acesso Aberto
URI: http://tede.udesc.br/handle/handle/1221
Issue Date: 29-Nov-2007
Appears in Collections:Mestrado em Teatro

Files in This Item:
File SizeFormat 
77550.pdf1,49 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.