Please use this identifier to cite or link to this item: http://tede.udesc.br/tede/tede/1209
metadata.dc.type: Dissertação
Title: A Integração corpo-voz na arte do ator : a função da voz na cena, a preparação vocal organica, o processo de criação vocal
metadata.dc.creator: Martins, Janaína Träsel
metadata.dc.contributor.advisor1: Faleiro, José Ronaldo
metadata.dc.description.resumo: Este trabalho discorre sobre a corporeidade orgânica da voz na formação do ator, numa visão panorâmica que envolve a fase da preparação, a fase da criação corpóreo-vocal cênica e a função que a voz tem na cena. Na contemporaneidade, a relação corpo-voz recebeu diversos tratamentos no meio teatral, segundo as acepções científicas vigentes. As mudanças foram desde um treinamento mecanicista do ator até uma preparação vocal orgânica; desde um ator recitador do texto escrito até um ator criador-dramaturgista; desde uma função da voz na cena como transmissora da mensagem do texto escrito até uma função da voz como compositora da dramaturgia sonora. No que tange à preparação do ator, o objetivo deste trabalho é verificar a integração orgânica entre a voz e a sua natureza corpórea. Nesse particular, serão estudadas especificamente as relações da voz com a respiração/ressonância vocal, com os apoios corpóreo-vocais e com as articulações do corpo como um todo, dentro da cena e fora dela. A partir desses pressupostos, a técnica vocal passa a ser compreendida como um veículo para a consciência corpórea, entendendose a relação corpo-voz como uma totalidade que abrange seus aspectos físico-mentalemocional- energéticos. No que tange à criação do intérprete, pesquisam-se também a composição das sonoridades das ações verbais e a sua integração com a gestualidade do ator; a corporificação do texto do ator nas composições das ações verbais da personagem, sendo o intérprete visto como criador-dramaturgista das ações verbais, segundo seu imaginário e o do encenador. Quanto à função da corporificação da voz na cena, esta pesquisa aponta para a função que mais do que passar uma mensagem , consiste em criar a dramaturgia sonora que sensibilizará o espectador, instigando-o a desvendar os sentidos do espetáculo também por meio da vocalidade poética.
Keywords: Teatro
Voz
metadata.dc.subject.cnpq: CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::ARTES::TEATRO
metadata.dc.language: por
metadata.dc.publisher.country: BR
Publisher: Universidade do Estado de Santa Catarina
metadata.dc.publisher.initials: UDESC
metadata.dc.publisher.department: Teatro
metadata.dc.publisher.program: Mestrado em Teatro
Citation: MARTINS, Janaína Träsel. A Integração corpo-voz na arte do ator : a função da voz na cena, a preparação vocal organica, o processo de criação vocal. 2004. 13 f. Dissertação (Mestrado em Teatro) - Universidade do Estado de Santa Catarina, Florianopolis, 2004.
metadata.dc.rights: Acesso Aberto
URI: http://tede.udesc.br/handle/handle/1209
Issue Date: 1-Apr-2004
Appears in Collections:Mestrado em Teatro

Files in This Item:
File SizeFormat 
Janaina Martins.pdf138,3 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.