Please use this identifier to cite or link to this item: http://tede.udesc.br/tede/tede/1208
metadata.dc.type: Dissertação
Title: Teatro-educação e os processos de indistinção estética na pós-modernidade : uma reflexão sobre improvisação para o teatro de Viola Spolin
metadata.dc.creator: Souza, Maria Aparecida de
metadata.dc.contributor.advisor1: Carreira, André Luiz Antunes Netto
metadata.dc.description.resumo: Este estudo analisa como a metodologia de Viola Spolin, explicitada no livro Improvisação para o Teatro, (2001), contribui para o aluno empreender reflexão crítica sobre os processos de indistinção estética na pós-modernidade. Esta pesquisa discorre sobre as matrizes teatrais e pedagógicas da metodologia de Spolin partindo de dois pilares desta: jogos e improvisação teatral. Tomando a pós-modernidade como condição histórica e cultural, este texto reflete sobre os conceitos de barbárie, sociedade tecnoestética, sociedade espetacular ou midiática. Busca-se a discussão sobre como a expansão da imagem associada à tecnologia e à mercadoria provoca a estetização do cotidiano, tornando inoperante a capacidade de nossos alunos de diferenciar arte e sua função social. O trabalho apresenta o embate entre os processos de indistinção estética e o teatro como realização singular, diferida, trazendo a análise sobre os procedimentos descritos em Spolin para as práticas de teatro-educação e sobre as maneiras pelas quais estes podem ser vislumbrados como instrumentos de reflexão a respeito dos processos de indistinção estética na pós-modernidade.
Keywords: Teatro
Educação
metadata.dc.subject.cnpq: CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::ARTES::TEATRO
metadata.dc.language: por
metadata.dc.publisher.country: BR
Publisher: Universidade do Estado de Santa Catarina
metadata.dc.publisher.initials: UDESC
metadata.dc.publisher.department: Teatro
metadata.dc.publisher.program: Mestrado em Teatro
Citation: SOUZA, Maria Aparecida de. Teatro-educação e os processos de indistinção estética na pós-modernidade : uma reflexão sobre improvisação para o teatro de Viola Spolin. 2005. 107 f. Dissertação (Mestrado em Teatro) - Universidade do Estado de Santa Catarina, Florianópolis, 2005.
metadata.dc.rights: Acesso Aberto
URI: http://tede.udesc.br/handle/handle/1208
Issue Date: 25-Sep-2005
Appears in Collections:Mestrado em Teatro

Files in This Item:
File SizeFormat 
Maria Aparecida.pdf472,23 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.