Please use this identifier to cite or link to this item: http://tede.udesc.br/tede/tede/1207
metadata.dc.type: Dissertação
Title: Ready made performático : incorporação de unidades de performance no contexto de performance teatral, atravessado por forças e tensões sociais
metadata.dc.creator: Peled, Yiftah
metadata.dc.contributor.advisor1: Sant´anna, Antônio Carlos Vargas
metadata.dc.description.resumo: Este trabalho tem como objetivo geral a realização de um estudo sistemático sobre o fenômeno denominado Ready Made Performático (RMP). Esse termo refere-se a uma unidade performática inserida e incorporada em outra instância da performance e pode ser definido como a inclusão de um feixe de comportamentos performáticos em outro fenômeno performático. Esse deslocamento muda o contexto do fenômeno, preservando, entretanto, a característica performática da ação deslocada. O RMP resulta da junção do conceito de ready made, objeto pronto, e do seu deslocamento para o âmbito da arte, conceito desenvolvido pelo artista plástico Marcel Duchamp, acrescido de idéias sobre a performance do âmbito social dos teatrólogos Richard Schechner e Bert O. States e do sociólogo Ervin Goffman. O trabalho analisa aspectos da performance e seu valor, incorporados num contexto de arte. A título de estudo de caso, o trabalho pretende analisar a adoção da prática do RMP no espetáculo Apocalipse 1,11 (2000) do grupo do Teatro da Vertigem. Para cumprir tal objetivo será apresentado o Teatro da Vertigem a partir de sua trajetória e de seu método de trabalho, focando nos aspectos de experimentação do grupo, nos processos de encenação, no método de depoimento pessoal, nas questões de risco teatral, na preparação e na presença corporal dos atores, nos locais de encenação, escolhidos por eles, e na sua busca de interação com o público. Acredita-se que essas diversas dimensões do Teatro da Vertigem contextualizam o uso do RMP na peça do Apocalipse 1,11.
Keywords: Performance (Arte)
Teatro
metadata.dc.subject.cnpq: CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::ARTES::TEATRO
metadata.dc.language: por
metadata.dc.publisher.country: BR
Publisher: Universidade do Estado de Santa Catarina
metadata.dc.publisher.initials: UDESC
metadata.dc.publisher.department: Teatro
metadata.dc.publisher.program: Mestrado em Teatro
Citation: PELED, Yiftah. Ready made performático : incorporação de unidades de performance no contexto de performance teatral, atravessado por forças e tensões sociais. 2005. 142 f. Dissertação (Mestrado em Teatro) - Universidade do Estado de Santa Catarina, Florianópolis, 2005.
metadata.dc.rights: Acesso Aberto
URI: http://tede.udesc.br/handle/handle/1207
Issue Date: 5-Dec-2005
Appears in Collections:Mestrado em Teatro

Files in This Item:
File SizeFormat 
Yiftah Partes Iniciais.pdf143,41 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.