Please use this identifier to cite or link to this item: http://tede.udesc.br/tede/tede/1202
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.advisor1Carreira, André Luiz Antunes Netto
dc.contributor.advisor1Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4781625J3&dataRevisao=nullpor
dc.creatorGómez, Máximo José
dc.date.accessioned2017-07-10T16:51:44Z-
dc.date.available2007-03-26
dc.date.available2017-07-10T16:51:44Z-
dc.date.issued2004-03-01
dc.identifier.citationGÓMEZ, Máximo José. Espaço cênico : representação simbólica e pós-modernidade.. 2004. 122 f. Dissertação (Mestrado em Teatro) - Universidade do Estado de Santa Catarina, Florianópolis, 2004.por
dc.identifier.urihttp://tede.udesc.br/handle/handle/1202-
dc.description.resumoO tema deste trabalho se relaciona de forma direta com minhas preocupações como diretor teatral, já que a prática desta função me impõe uma aproximação às diferentes linguagens que conformam o espetáculo teatral, sendo o espaço o lugar onde essas linguagens se articulam. O papel do diretor vai além do exercício de um olhar exterior que se limita a enfocar o desenvolvimento das ações do ator. A função do diretor está mais próxima de ser uma tarefa que outorga coerência ao conjunto de signos que se fazem presentes no processo espetacular. Esse conjunto de signos determinado pela articulação dos diferentes elementos - luz, som, cenário, texto, ator, etc - aparece nas idéias do projeto inicial, embora só adquiram uma forma mais acabada através do processo de construção (ensaios), e que é confrontada cada vez que se expõe ao público. O longo processo de construção, acomodação e reajuste de um espetáculo, que segundo Meyerhold, não termina na estréia, mas sim no momento em que o espetáculo sai de cartaz, se sustenta num elemento que não pode deixar de ser considerado desde o princípio deste processo: o espaço cênico A escolha do espaço, isto é, a determinação do modo como o conjunto de signos vai ser espacializado , define o rumo dos sentidos do espetáculo. O sentido final vai ser construído pelo público, que tem uma participação ativa da leitura semântica do espetáculo. Portanto, o conceito de espaço, não pode ficar restrito à idéia de cenário, imagem freqüente quando se fala de espaço no teatropor
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2017-07-10T16:51:44Z (GMT). No. of bitstreams: 1 Maximo DISSERTACAO.pdf: 646025 bytes, checksum: 8189670601af4adff348235ef3054241 (MD5) Previous issue date: 2004-03-01en
dc.description.sponsorshipCoordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior
dc.formatapplication/pdfpor
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade do Estado de Santa Catarinapor
dc.publisher.countryBRpor
dc.publisher.departmentTeatropor
dc.publisher.programMestrado em Teatropor
dc.publisher.initialsUDESCpor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjectTeatropor
dc.subject.cnpqCNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::ARTES::TEATROpor
dc.titleEspaço cênico : representação simbólica e pós-modernidade.por
dc.typeDissertaçãopor
Appears in Collections:Mestrado em Teatro

Files in This Item:
File SizeFormat 
Maximo DISSERTACAO.pdf630,88 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.