Please use this identifier to cite or link to this item: http://tede.udesc.br/tede/tede/1193
metadata.dc.type: Dissertação
Title: Drama na disciplina de história : o passado no presente
metadata.dc.creator: Novakoski, Marcia do Rocio
metadata.dc.contributor.advisor1: Cabral, Beatriz Angela Vieira
metadata.dc.description.resumo: O presente trabalho descreve a associação de drama e história, no desenvolvimento de dois processos dramáticos: Coração de Onça e O Queijo e os Vermes. Destaca-se as características do drama, no que diz respeito a interação social, formas de expressão e meios de comunicação e as estratégias, que envolveram trabalhos em grupo, negociação, contextos ficcionais, pré-textos, elementos de tensão, improvisação e professor no papel. A investigação da elaboração dos processos e experimento dos dramas ocorreu na Educação Superior (Florianópolis/SC) e Educação Básica: Ensino Fundamental e Médio (Guarapuava/PR e Curitiba/PR). Neste estudo, observam-se as formas pelas quais os participantes responderam aos desafios propostos, nas interações e mobilizações na escola, no impacto em situações improvisadas, no trato dos materiais com aparência antiga, na reflexão sobre o sentido de experiência e o potencial do drama no campo do ensino. Por fim, reconhece-se como o desenvolvimento do drama na disciplina de história está em processo inicial no Brasil.
Abstract: This paper describes the drama of association and history, the development of two dramatic processes: Coração de Onça and O Queijo e os Vermes. It stands out drama characteristics, concerning to social interaction, forms of expression and media and strategies, involving group work, negotiation, fictional contexts, pre-texts, tension members, improvisation and teacher in role. The development s investigation of processes and experiment dramas occurred in Higher Education (Florianópolis / SC) and Basic Education: Elementary and High School (Guarapuava / PR and Curitiba / PR). In this study, was observed ways which participants answered to the proposed challenges, interactions and mobilizations school, impact in improvisation situations, in dealing with materials, antique look in the reflection on the meaning and experience the drama potential in the teaching field. Finally, it is recognized as the drama development in the discipline of history is in the initial process in Brazil.
Keywords: História -- Estudo e ensino
Teatro escolar
Teatro (Literatura) -- Técnica
metadata.dc.subject.cnpq: CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::ARTES::TEATRO
metadata.dc.language: por
metadata.dc.publisher.country: BR
Publisher: Universidade do Estado de Santa Catarina
metadata.dc.publisher.initials: UDESC
metadata.dc.publisher.department: Teatro
metadata.dc.publisher.program: Mestrado em Teatro
metadata.dc.rights: Acesso Aberto
URI: http://tede.udesc.br/handle/handle/1193
Issue Date: 12-Mar-2015
Appears in Collections:Mestrado em Teatro

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
121832.pdf5,01 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.