Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://tede.udesc.br/tede/tede/1190
Tipo: Dissertação
Título: Iluminação cênica : uma experiência de ensino fundamentada nos princípios do design
Título(s) alternativo(s): Stage Lighting: a teaching experience based upon design principles
Autor(es): Luciani, Nadia Moroz
Primeiro Orientador: Faleiro, José Ronaldo
Resumo: A presente pesquisa se propõe a relatar uma experiência de ensino da iluminação cênica fundamentada nos princípios do design. Para tanto, expõe seus conceitos e apresenta uma análise das relações entre os fundamentos do design e o processo de criação em iluminação cênica a partir da prática pedagógica aplicada em alguns modelos de ensino/aprendizagem da iluminação, bem como algumas outras pesquisas similares recentes. Com base no entendimento do teatro como meio de comunicação e pela análise dos processos de elaboração, compreensão e interpretação das suas linguagens, defende a atuação da iluminação como linguagem do espetáculo e elemento sensorial da cena na exploração de suas funções históricas e potencialidades expressivas. A metodologia empregada foi, além do registro das atividades pedagógicas, a investigação de experiências com processos de criação da luz para alguns espetáculos e das referências bibliográficas relacionadas. Considerando ainda o conceito de design thinking, conclui que a atividade do design no universo cênico se refere a fazer escolhas e tomar decisões, buscando os estímulos para essas soluções no trabalho coletivo da criação e nas fundamentações compositivas, visando a interação entre palco e plateia, aliando artes e ofícios, relacionando forma e função.
Abstract: This research aims to present a teaching experience in theatre lighting based upon design principles. The dissertation intertwines/weaves together the universal design principles with stage lighting creation experiences using as a point of departure the experience on teaching, as well as recent studies on performance design. This discussion considers the visual message as a sort of theatrical communication system. It also recognizes the creation, effecting and understanding of the stage lighting as a design process based on its historical functions and spectacular expressivity. The text is structured in two stages: it first presents selected professional experiences and secondly it analyses the teaching practices. The goal is to highlight the relationship between theatre practice and design as a teaching strategy. This study comprehends that theatre designing is about making choices and taking decisions and that can be related to the concept of design thinking . It is also about finding the reasons for those solutions on the other designers creations and the design basis, relating stage and audience, arts and crafts, form and function.
Palavras-chave: Teatro
Iluminação de cena
Design
Pedagogia do teatro
Tecnologia teatral
Iluminação cênica
Performance Design
Theatre teaching
Theatre technology
Stage lighting design
CNPq: CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::ARTES::TEATRO
Idioma: por
País: BR
Editor: Universidade do Estado de Santa Catarina
Sigla da Instituição: UDESC
metadata.dc.publisher.department: Teatro
metadata.dc.publisher.program: Mestrado em Teatro
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://tede.udesc.br/handle/handle/1190
Data do documento: 17-Mar-2014
Aparece nas coleções:Mestrado em Teatro

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
116023.pdf4,82 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.