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dc.contributor.advisor1Lima, Fátima Costa de
dc.contributor.advisor1Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4706118P5por
dc.creatorCastilho, Fernando Moreira de
dc.creator.Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4419715J9por
dc.date.accessioned2017-07-10T16:51:42Z-
dc.date.available2014-08-19
dc.date.available2017-07-10T16:51:42Z-
dc.date.issued2014-07-01
dc.identifier.urihttp://tede.udesc.br/handle/handle/1189-
dc.description.abstractThis research aims to analyze the theatrical stage design in relation to the scenic area as image and significant object. The Italian stage expresses a kind of representation grounded in classic patterns which became hegemonic through more than four centuries. As drama‟s plastic fundament, set design mediates text and visuality based on the key-concept of "mimesis" and offers itself to analysis from the perspective of the baroque allegory and the concept of frame as scenic and architectural condition. The concept of "allegory" is the radiating center of the scenographic language in use on Italian stage and its space; and the concept of "dialectical image" concludes his critique. The scenography of Vida and Esta Criança (companhia brasileira de teatro, Curitiba/Brazil, 2010 and 2012) are analyzed from these concepts in the context of history and theory of theater and arts.eng
dc.description.resumoEsta pesquisa pretende analisar a cenografia teatral em relação ao espaço cênico enquanto sua imagem e objeto significante. O palco italiano expressa uma forma de representação pautada em padrões clássicos que se tornou hegemônica durante mais de quatro séculos. Enquanto suporte plástico do drama, a cenografia faz a mediação entre texto e visualidade partindo da mimese e se abre à análise da perspectiva, da alegoria barroca e da moldura como condição cênica e arquitetônica. O conceito de alegoria é o centro irradiador da linguagem da cenografia de palco italiano e seu espaço; e o conceito de imagem dialética arremata a crítica. As cenografias do espetáculo Vida e Esta Criança (companhia brasileira de teatro, Curitiba, 2010 e 2012)1 são analisadas a partir destes conceitos e no contexto da história e da teoria do teatro e da arte.por
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2017-07-10T16:51:42Z (GMT). No. of bitstreams: 1 117290.pdf: 1244456 bytes, checksum: d0b80ea990decd774f55285914b140fe (MD5) Previous issue date: 2014-07-01en
dc.description.sponsorshipCoordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior
dc.formatapplication/pdfpor
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade do Estado de Santa Catarinapor
dc.publisher.countryBRpor
dc.publisher.departmentTeatropor
dc.publisher.programMestrado em Teatropor
dc.publisher.initialsUDESCpor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjectCenografiapor
dc.subjectCenáriopor
dc.subjectPalco italianopor
dc.subjectMimesepor
dc.subjectAlegoriapor
dc.subjectImagempor
dc.subjectDialéticapor
dc.subjectTeatros - Cenografia e cenáriospor
dc.subjectSet designeng
dc.subjectScenarioeng
dc.subjectItalian stageeng
dc.subjectMimesiseng
dc.subjectAllegoryeng
dc.subjectDialecticeng
dc.subjectImageeng
dc.subject.cnpqCNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::ARTES::TEATROpor
dc.titleAtravés das paredes : a cenografia como escrita alegóricapor
dc.typeDissertaçãopor
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