Please use this identifier to cite or link to this item: http://tede.udesc.br/tede/tede/1182
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.advisor1Miranda, Maria Brígida de
dc.creatorFinardi, ângela Emília
dc.creator.Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4432599A5por
dc.date.accessioned2017-07-10T16:51:41Z-
dc.date.available2014-05-22
dc.date.available2017-07-10T16:51:41Z-
dc.date.issued2014-03-31
dc.identifier.urihttp://tede.udesc.br/handle/handle/1182-
dc.description.abstractThis research is about the articulation of my experience applied at the workshops Voice and Voice Action, from Carlos Simioni and From the Voice and the Body to the Kinetic Composition from Jorge Parente and Tiago Porteiro and the search of other references beyond the learned and incorporated ones to discuss the main question suggested: the central region of the body, the Base Energy Center, comprising the area of the hip and the venter. The fundamental objective of this studies is to investigate the relation in different practices and speeches about vocal support, understood here as the Base Energy Center, which can give support to the poetic voicing of the performer, from a theoretical framework that references in the literature and in some specific Eastern and Western cultural practices. This paper argues about how psychophysical exercises can increase consciousness of the performer on its Base Energy Center, and consequently improve the perception of his/her voice as a body production.eng
dc.description.resumoEssa pesquisa trata da articulação da minha experiência encarnada nas oficinas Voz e Ação Vocal, de Carlos Simioni e Do Corpo e da Voz à Composição Cinética de Jorge Parente e Tiago Porteiro e a busca de outras referências além das apreendidas e incorporadas para discutir a principal questão nela surgida: a de que a região central do corpo, seu Centro de Energia de Base, que compreende o quadril e o baixo ventre - desempenha influência determinante na corporeidade da voz nas ações vocais. O objetivo fundamental dos estudos é investigar a relação em diferentes práticas e discursos sobre o apoio vocal, aqui entendido como um Centro de Energia de Base, no qual pode se apoiar a vocalidade poética do performer, a partir de um arcabouço teórico que o referencie na literatura e em algumas práticas culturais ocidentais e orientais específicas. Esta dissertação argumenta que exercícios psicofísicos podem ampliar a consciência do performer sobre o seu Centro de Energia de Base, e consequentemente melhorar a percepção deste/desta da voz como uma produção corporal.por
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2017-07-10T16:51:41Z (GMT). No. of bitstreams: 1 115851.pdf: 5043658 bytes, checksum: faee06c2fc5aeaf5108f5858aac5fd14 (MD5) Previous issue date: 2014-03-31en
dc.description.sponsorshipCoordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior
dc.formatapplication/pdfpor
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade do Estado de Santa Catarinapor
dc.publisher.countryBRpor
dc.publisher.departmentTeatropor
dc.publisher.programMestrado em Teatropor
dc.publisher.initialsUDESCpor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjectVoz - Educaçãopor
dc.subjectApresentadores (Teatro, televisão, etc.)por
dc.subjectTreinamento vocalpor
dc.subjectApoio respiratóriopor
dc.subjectCentro de Energia de Basepor
dc.subjectOrganicidadepor
dc.subjectVoz.por
dc.subjectVocal trainingeng
dc.subjectRespiratory supporteng
dc.subjectBase Energy Centereng
dc.subjectOrganicityeng
dc.subjectVoice.eng
dc.subject.cnpqCNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::ARTES::TEATROpor
dc.titleO centro de energia de base do corpo na preparação vocal do performerpor
dc.typeDissertaçãopor
Appears in Collections:Mestrado em Teatro

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
115851.pdf4,93 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.