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metadata.dc.type: Dissertação
Title: Quando os dados (não) rolam : jogo, teatralidade e performatividade na interação entre o roleplaying game e o process drama
Other Titles: When the dice (don t) roll: Game, Theatricality and Performativity in the interaction between ROLEPLAYING GAME and the Process Drama
metadata.dc.creator: Sarturi, André
metadata.dc.contributor.advisor1: Cabral, Beatriz Angela Vieira
metadata.dc.description.resumo: Esta pesquisa examina as similaridades entre ROLEPLAYING GAME e o Process Drama, identificando seus aspectos de teatralidade e performatividade, ambos comuns ao ROLEPLAYING GAME e ao teatro. Esta investigação esteve centrada em teoria e prática. Em termos teóricos, foram desenvolvidos estudos sobre performatividade e teatralidade, baseados em Schechner (2006) e Féral (2003); o relacionamento entre jogo e teatro foi examinado a partir das perspectivas de Huizinga (2001), Caillois (1994) e Pavis (1999). A análise do jogo foi considerada pelo ponto de vista do RPG e de sua versão ao vivo, LARP (Live Action Roleplaying). Com relação à prática, duas experiências com LARP foram desenvolvidas. Ambas tiveram "As Bruxas de Salém", de Arthur Miller, como pré-texto. Nestas experiências, alunos da primeira fase de licenciatura em teatro usaram elementos de drama e jogos teatrais. A análise de ambas as práticas apontam similaridades entre o Mestre do Jogo e o Teacher-inrole, um planejamento baseado em episódios, e uma dimensão de jogo orientada por um prétexto. Esta investigação também incluiu uma análise conceitual de jogo, atuação e representação
Abstract: This research looks at similarities between ROLEPLAYING GAME and Process Drama by identifying their elements of theatricality and performativity, both common aspects to roleplaying and theatre. This investigation focus on theory and practice. In theoretical terms, studies on Performance and Theatre were carried out, based on Schechner (2006) and Feral (2003); the relationship between game and theatre was examined from the perspectives of Huizinga (2001), Caillois (1994) and Pavis (1999). The game analysis was based on RPG view point and its live version, LARP (Live Action Roleplaying). Regarding practice, two experiments with LARP were carried out. In both, The Crucible , by Arthur Miller, was used as pre-text. In these experiences, students from the first semester majoring in theatre used elements of Drama and Theatre Games. The analysis of both practices point to similarities between the Game Master and the Teacher-in-role, a planning based on episodes, and a game dimension oriented by a pre-text. This investigation also included a conceptual analysis of game, acting and representation
Keywords: Jogos
Representação teatral
Performance (Arte)
Atores
Dramatização
Jogo
Drama
Teatralidade
Performatividade
Roleplaying Game
Drama
Theatricality
Performativity
roleplaying game
metadata.dc.subject.cnpq: CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::ARTES::TEATRO
metadata.dc.language: por
metadata.dc.publisher.country: BR
Publisher: Universidade do Estado de Santa Catarina
metadata.dc.publisher.initials: UDESC
metadata.dc.publisher.department: Teatro
metadata.dc.publisher.program: Mestrado em Teatro
Citation: SARTURI, André. When the dice (don t) roll: Game, Theatricality and Performativity in the interaction between ROLEPLAYING GAME and the Process Drama. 2012. 157 f. Dissertação (Mestrado em Teatro) - Universidade do Estado de Santa Catarina, Florianópolis, 2012.
metadata.dc.rights: Acesso Aberto
URI: http://tede.udesc.br/handle/handle/1169
Issue Date: 28-Jun-2012
Appears in Collections:Mestrado em Teatro

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