Please use this identifier to cite or link to this item: http://tede.udesc.br/tede/tede/1159
metadata.dc.type: Dissertação
Title: Ambiente e práticas de drama: experiência e imersão
Other Titles: Environment and practice of drama: experience and immersion
metadata.dc.creator: Freitas, Tharyn Stazak de
metadata.dc.contributor.advisor1: Cabral, Beatriz Angela Vieira
metadata.dc.description.resumo: Este trabalho focaliza o potencial de recursos como ambientação cênica e estímulos compostos para engajar os participantes em processos de drama. Para tanto foram realizadas entrevistas com coordenadores de cinco processos que utilizaram estes elementos de forma a verificar como contribuíram para promover a imersão dos estudantes nos respectivos processos. A ideia de imersão é trazida aqui como uma experiência de interagir com um ambiente que estimule o envolvimento sensorial, emocional e intelectual no processo de conhecimento, logo, a análise desta experiência é feita através de registros de aulas (protocolos dos participantes), de questionários de avaliação da recepção e também de depoimentos, buscando relacionar suas experiências pessoais com o conceito de experiência enquanto conhecimento. O resultado da análise corrobora o potencial destes recursos para engajamento e agenciamento na construção da narrativa e pontua novos questionamentos sobre as possibilidades de sua utilização. Como a totalidade dos processos analisados mantém relação com as pesquisas realizadas na área do drama na Universidade do Estado de Santa Catarina, a pesquisa contribui também para mapear o entendimento destas questões dentro do campo da pedagogia e da formação de professores neste contexto específico
Abstract: This dissertation draws on the potential of resources such as scenic setting and compound stimulus to engage students in the process of drama. To this end, interviews were conducted with the coordinators of the five cases that have used these elements in order to see how helped to promote students immersion in the drama processes. The idea of immersion is brought here as an experience of interacting with an environment that encourages the sensory, emotional and intellectual involvement in the knowledge process, so, the analysis of this experience is made through school records (protocols of participants), questionnaires of reception analysis assessment and also testimonies, trying to relate their personal experiences with the concept of experience as knowledge. The analysis confirms the potential of these resources for engagement and agency in the construction of narrative and points to new questions about the possibilities of their use. As all the processes involved has relationship with the research conducted in the area of drama at the Universidade do Estado de Santa Catarina, the research also contributes to map the understanding of their issues within the field of pedagogy and teacher training in this specific context
Keywords: Ambientação cênica
Drama
Estímulos compostos
Experiência
Imersão
Teatro
Teatro (Literatura) Técnica
Scenic setting
Drama
Compound stimulus
Experience
Immersion
metadata.dc.subject.cnpq: CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::ARTES::TEATRO
metadata.dc.language: por
metadata.dc.publisher.country: BR
Publisher: Universidade do Estado de Santa Catarina
metadata.dc.publisher.initials: UDESC
metadata.dc.publisher.department: Teatro
metadata.dc.publisher.program: Mestrado em Teatro
metadata.dc.rights: Acesso Aberto
URI: http://tede.udesc.br/handle/handle/1159
Issue Date: 29-May-2012
Appears in Collections:Mestrado em Teatro

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
tharyn.pdf923,54 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.