Please use this identifier to cite or link to this item: http://tede.udesc.br/tede/tede/1150
metadata.dc.type: Dissertação
Title: A escuta do sussurro: percepção e composição do ritmo no trabalho do ator
metadata.dc.creator: Paris, Andreia Aparecida
metadata.dc.contributor.advisor1: Andrade, Milton de
metadata.dc.description.resumo: O presente trabalho é uma reflexão teórica-prática na busca de ações pedagógicas para o ator perceber, entender e compor ritmos em seu trabalho de atuação. Para compreender o conceito de ritmo foram consultados estudiosos da área da música como Mário de Andrade, Bruno Kiefer, Sérgio Magnani e Murray Schafer - a fim de apreender a sua estrutura e do universo teatral, os encenadores Stanislavski e Meyerhold que tratam o ritmo como um elemento fundamental do trabalho do ator. Como uma possibilidade de ação pedagógica para o ator apreender o ritmo, conjetura-se sobre a escuta corporal dilatada ou escuta do sussurro , idealizada como meio de ampliar as habilidades do ator de percepção e composição do ritmo. Para pensar esta escuta dilatada , os autores pesquisados foram os músicos ocidentais John Cage, Pierre Schaeffer, Dalcroze e, a diretora norte americana, Anne Bogart. Além disso, relata-se a reflexão prática e os exercícios praticados na experimentação criada para esta pesquisa, como possibilidades de ações pedagógicas para o ator compor ritmos para a cena
Abstract: This work is a theoretical and practical reflection of pedagogic actions for an actors to notice, understand and to compose rhythms in scenic work. Firstly, to understand the rhythm s structure, it analyses the concept of rhythm s concept in theater and in music, starting from researchers like Mário de Andrade, Bruno Kiefer, Sérgio Magnani, Murray Schafer, Stanislavski and Meyerhold. After that, it discusses the concept of listening presented and discussed by western musicians like John Cage, Pierre Schaeffer, Dalcroze and by the American director Anne Bogart. The concept of listening is used to think and to practice na extensive corporal listening, or listening of whisper", as a way of enlarging the actor's abilities to compose the rhythm. Finally, it presents the practical exercises created for this research, as possibilities of pedagogic actions for the actors to compose rhythms in scene
Keywords: Ritmo
Escuta corporal
Tempo ritmo
Trabalho do ator
Representação teatral
Atores
Rhythm
Tempo-rhythm
Corporal listening
metadata.dc.subject.cnpq: CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::ARTES::TEATRO
metadata.dc.language: por
metadata.dc.publisher.country: BR
Publisher: Universidade do Estado de Santa Catarina
metadata.dc.publisher.initials: UDESC
metadata.dc.publisher.department: Teatro
metadata.dc.publisher.program: Mestrado em Teatro
metadata.dc.rights: Acesso Aberto
URI: http://tede.udesc.br/handle/handle/1150
Issue Date: 16-Sep-2010
Appears in Collections:Mestrado em Teatro

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
andreia.pdf4,69 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.