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metadata.dc.type: Dissertação
Title: Validação da Escala dos Atributos Pessoais no Contexto Social
Other Titles: Validation of the scale of personal attributes in social context
metadata.dc.creator: Swatowiski, Fernando Wolff
metadata.dc.contributor.advisor1: Krebs, Ruy Jornada
metadata.dc.contributor.advisor-co1: Domenech, Susana Cristina
metadata.dc.description.resumo: O presente estudo visou investigar a validade e fidedignidade da Escala de Atributos Pessoais no Contexto Social o EAPC, buscando assim a criação do primeiro instrumento que atendesse as proposições da teoria Bioecológica de Bronfenbrenner. Este instrumento atende a necessidade de suprir a carência de meios para mensurar os atributos pessoais aqui divididos em recursos e disposições, que são dois dos três atributos pessoais dos escolares. Realizou-se a avaliação do entendimento e da compreensão de acordo com especialistas da área lingüística e após um projeto piloto realizado junto a alunos de outra escola pública que representava o mesmo público-alvo da pesquisa. Posteriormente verificamos a validade de conteúdo junto a uma comissão de especialistas. Foram retirados do instrumento itens de caráter confirmatório e itens que não atendiam totalmente ao pressuposto teórico. Para a aplicação da escala no na escola, utilizamos 37 itens (14 itens para recursos e 23 itens para disposições). Após coleta de dados junto a 294 jovens escolares brasileiros do ensino público (137 homens e 157 mulheres), entre 10 e 17 anos, realizou-se o KMO para os recursos, que apresentou o valor de 0,82, e para as disposições encontrou-se o valor de 0,84. Indicando a alta consistência para se utilizar a análise fatorial. Utilizou-se a análise fatorial com rotação varimax, encontrando-se 3 componentes para recursos (percepto-cognitivo, físico-cinestésico e sócio-emocional) e 2 componentes para as disposições pessoais (sócio-emocional e percepto-cognitivo). Após a realização da análise fatorial optou-se pela retirada de alguns itens das escalas permanecendo como instrumento final uma escala de 22 itens (11itens para recursos e 11 itens para disposições). Calculou-se então para verificar a consistência interna (α de Cronbach): percepto-cognitivo (0,72), físico-cinestésico (0,73) e sócio-emocional (0,72); sendo que os recursos apresentaram (0,74) e para as disposições (0,77); onde seus componentes apresentaram sócio-emocional (0,75) e percepto-cognitivo (0,75). Acredita-se que a escala de Atributos Pessoais no Contexto Social - EAPC mostrou ser uma medida válida e com precisão adequada para avaliar os recursos e disposições de crianças e adolescentes no contexto social
Abstract: This study aimed to investigate the validity and reliability of the Scale of Personal Attributes in Social Context - the EAPC, trying to create the first instrument that meets the propositions of the theory of Bronfenbrenner Bioecological. This instrument meets the need to address the lack of means to measure the personal attributes and resources here divided into measures, which are two of the three personal attributes of the school. We conducted the assessment of understanding and comprehension according to linguistic experts from the field and after a pilot project conducted with students from another public school that represented the same target audience research. Subsequently verified the validity of content along with a committee of experts. Instrument items were removed from the character and confirmatory items that did not meet fully the theoretical assumption. For the application of scale in school, we used 37 items (14 items to 23 items to resources and provisions). After collecting data from the 294 young Brazilian children from public schools (137 men and 157 women) between 10 and 17 years, took place the KMO for resources, which showed the value of 0.82, and the provisions found the value of 0.84. Indicating a high consistency for using factor analysis. We used factor analysis with varimax rotation and are 3 components to resources (perceptual-cognitive, physical, kinesthetic and social-emotional) and two components for the personal disposition (socio-emotional and perceptual-cognitive). After performing factor analysis it was decided to remove some remaining items of the scales as a final instrument of 22 items scale (11itens resources and provisions for 11 items). Calculating then to verify the internal consistency (α Cronbach) perceptual-cognitive (0.72), physical-kinesthetic (0.73) and socio-emotional (0.72), and the resources presented (0, 74) and for provisions (0.77), where components had socio-emotional (0.75) and perceptual-cognitive (0.75). It is believed that the range of personal attributes in Social Context - EAPC, was found to be valid and adequate precision to assess the resources and provisions for children and adolescents in the social context
Keywords: validação
desenvolvimento motor
atributos pessoais
escolar
validation
motor development
personal attributes
scholar
metadata.dc.subject.cnpq: CNPQ::CIENCIAS DA SAUDE::EDUCACAO FISICA
metadata.dc.language: por
metadata.dc.publisher.country: BR
Publisher: Universidade do Estado de Santa Catarina
metadata.dc.publisher.initials: UDESC
metadata.dc.publisher.department: Ciência do Movimento Humano
metadata.dc.publisher.program: Mestrado em Ciências do Movimento Humano
Citation: SWATOWISKI, Fernando Wolff. Validation of the scale of personal attributes in social context. 2011. 111 f. Dissertação (Mestrado em Ciência do Movimento Humano) - Universidade do Estado de Santa Catarina, Florianópolis, 2011.
metadata.dc.rights: Acesso Aberto
URI: http://tede.udesc.br/handle/handle/1118
Issue Date: 28-Feb-2011
Appears in Collections:Mestrado em Ciências do Movimento Humano

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