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Tipo: Dissertação
Título: Perfil motor de crianças na educação infantil : estudo longitudinal
Título(s) alternativo(s): Motor profile of children in infantile education: longitudinal study
Autor(es): Silva, Miriam Beckhäuser de Bastos
Primeiro Orientador: Rosa Neto, Francisco
Resumo: Este estudo teve como objetivo investigar ao longo de dezoito meses, o nível de Desenvolvimento Motor de crianças de 2 a 6 anos, de ambos os sexos, matriculadas na Educação Infantil de duas escolas da Rede Particular de Ensino, em Florianópolis/SC. O instrumento utilizado para a coleta dos dados foi a Escala de Desenvolvimento Motor EDM (ROSA NETO, 2002), que se caracteriza por um conjunto de provas que avaliam as seguintes habilidades motoras: Motricidade Fina. Motricidade Global, Equilíbrio, Esquema Corporal, Organização Espacial e Organização Temporal. Para a obtenção das Idades e Quocientes Motores dos participantes e para armazenar os dados foi utilizado o Programa Informático EXCELL (Versão, 2003). Para o tratamento e análise dos dados foi utilizado o Programa Informático Epi-Info (Versão. 6.0). Os dados foram analisados através de Estatística Descritiva (freqüências, percentuais, média, desvio-padrão. Variância, valor mínimo, valor máximo e mediana). Foi utilizada a análise Comparativa. (Teste T de Student . Para as variáveis não Paramétricas, Teste de Kruskal-Wallis . Para a análise de correlação foi utilizado o Teste de Regressão Linear ou Coeficiente de Correlação de Pearson . O nível de significância lixado para os testes (hipóteses) foi de 95%. Para as informações sobre o contexto Escolar foi utilizada um Entrevista Semi-Estruturada com as professoras, adaptada por Berleze (2002), que consta de perguntas sobre as oportunidades de vivências motoras oferecidas para as crianças dentro da escola. Os resultados encontrados revelam que o Desenvolvimento Motor Geral da maioria dos Pré-escolares avaliados ao longo de dezoito meses, foi considerado dentro da normalidade, no nível Normal Médio de acordo com a Escala de Desenvolvimento Motor - EDM - (ROSA NETO, 2002). Não foram encontradas diferenças significativas no desenvolvimento Motor geral dos Pré-escolares, entre as três avaliações motoras realizadas. Em relação ao gênero, encontrou-se diferenças significativas entre meninos e meninas nas habilidades de Motricidade Fina, Motricidade Global e Organização Temporal. Quanto ao contexto Escolar, acredita-se que as atividades motoras que as Escolas oportunizam, podem contribuir de forma a promover o Desenvolvimento Motor dos Pré-escolares, nas habilidades motoras em geral. Conclui-se que as mudanças no Desenvolvimento Motor ocorrem ao longo do tempo, de forma progressiva e não linear, variando de acordo com a maturidade e os estímulos de cada criança.
Abstract: The purpose of this study was to investigate through eighteen months, the motor development of 2-6 year-old kids, males and females, enrolled in children s education in two different private schools in Florianópolis,SC. For data collection it was used the Scale for Motor Development EDM (ROSA NETO, 2002), which encompasses a group of tests that evaluate the following motor skills: fine motricity, global motricity, balance, body scheme, spatial organization and time organization. Also, Excell 2003 was used for data storage and for obtaining age and motor quotient from the participants. Epi-Info 6.0 software was used for data treatment and analysis. Data were analyzed by Descriptive Statistics (frequency, percentages, average, standard deviation, variance minimum value, maximum value and median). Also, Comparative Analysis (T-student test) was used. Kruskal-Wallis Test was used for parametric variables. And Linear Regression Test or Pearson Correlation Coefficient was used for correlation analysis. The significance level for the tests (hypothesis ) as 95%. Semi-structured interviews were performed lo collect information about school context with the teachers, adapted from Berleze (2002), presenting questions about motor experience opportunities offered to the children at school. The results found show that the general motor development in most of the pre-scholars evaluated during these eighteen months was considered normal, normal medium according to the Scale for Motor Development EDM (ROSA NETO, 2002). It wasn t found significant differences on the general motor development of pre-scholars among the three motor evaluations performed. Concerning gender, significant differences were found between boys and girls in fine and global motor skills, and temporal organization. Concerning school context, it is believed that the motor activities schools offer may contribute to foster motor development in motor skills in general in pre-scholars. It can he concluded that the changes in motor development occur through time, in a progressive non-linear mode, varying according to maturity and stimulus of each child.
Palavras-chave: desenvolvimento motor
avaliação motora
educação infantil
motor development
motor evaluation
children s education
CNPq: CNPQ::CIENCIAS DA SAUDE::EDUCACAO FISICA
Idioma: por
País: BR
Editor: Universidade do Estado de Santa Catarina
Sigla da Instituição: UDESC
metadata.dc.publisher.department: Ciência do Movimento Humano
metadata.dc.publisher.program: Mestrado em Ciências do Movimento Humano
Citação: SILVA, Miriam Beckhäuser de Bastos. Motor profile of children in infantile education: longitudinal study. 2009. 78 f. Dissertação (Mestrado em Ciência do Movimento Humano) - Universidade do Estado de Santa Catarina, Florianópolis, 2009.
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://tede.udesc.br/handle/handle/1089
Data do documento: 10-Ago-2009
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