Exportar este item: EndNote BibTex

Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://tede.udesc.br/handle/handle/973
Tipo do documento: Dissertação
Título: Tutoria para uma aprendizagem dialógica e colaborativa: um estudo de caso
Autor: Ferreira, Simone de Oliveira
Primeiro orientador: Sartori, Ademilde Silveira
Resumo: A presente pesquisa teve como objetivo investigar em que medida, na percepção dos tutores, as estratégias de interação utilizadas pelos tutores de um curso a distância potencializam o processo dialógico e colaborativo de construção do conhecimento. Ela configura-se em um estudo de caso e os dados foram coletados por meio da aplicação de um questionário, tendo como sujeitos de pesquisa tutores e ex-tutores do Curso de Pedagogia a Distância - CEAD/UDESC. Foram discutidos os conceitos de Aprendizagem Colaborativa, Dialogicidade, Desenho Pedagógico e seus Modos de Interação, Tutoria e Estratégias Interativas. Os resultados demonstram que para que haja qualidade na construção do conhecimento em um curso a distância pautado pela dialogicidade e a colaboração, é fundamental que a tutoria atue nesta perspectiva, pois apenas o conhecimento técnico das interfaces do AVA não garante colaboração e dialogicidade
Abstract: This study aimed to investigate how the interaction strategies used by tutors in a distance learning course potentiate the process of knowledge construction and collaborative dialogic. It takes the form of a case study and data were collected through documentary analysis and application of a questionnaire, as research tutors and ex-tutors of the Distance Education Course - CEAD / UDESC. We discussed the concepts of Collaborative Learning, Communication and Interactivity Dialogic, Educational Design and its modes of interaction, mentoring and interactive strategies. The results purport to show that for the quality in the construction of knowledge in a distance learning course marked by dialogue and collaboration is essential that tutor acts in this view because only the technical knowledge of the interfaces of the AVA does not guarantee collaboration and dialogue
Palavras-chave: Tutoria
Aprendizagem colaborativa
Educação dialógica
Universidade do Estado de Santa Catarina. Centro de Educação à Distância
Ensino à distância
Sistemas tutoriais inteligentes
Tutoring
Collaborative learning
Dialogic education
Área(s) do CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
Idioma: por
País: BR
Instituição: Universidade do Estado de Santa Catarina
Sigla da instituição: UDESC
Departamento: Educação
Programa: Mestrado em Educação
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: http://tede.udesc.br/handle/handle/973
Data de defesa: 26-Abr-2012
Aparece nas coleções:Mestrado em Educação

Arquivos associados a este item:
Arquivo TamanhoFormato 
Simone.pdf672,3 kBAdobe PDFBaixar/Abrir Pré-Visualizar


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.