Exportar este item: EndNote BibTex

Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://tede.udesc.br/handle/handle/968
Tipo do documento: Dissertação
Título: Os e-books infantis em análise
Autor: Ludwig, Fabiana
Primeiro orientador: Mendes, Geovana M. Lunardi
Resumo: O tema abordado nesta pesquisa é o livro eletrônico infantil ou e-book, como é também conhecido. Alguns questionamentos direcionaram o estudo e as perguntaschave: O que são e-books? ; Que tipo de materiais podem ser considerados livros eletrônicos? , Qual a trajetória percorrida pelo livro até chegar ao formato digital? e Como se apresentam esses e-books? . O problema norteador da pesquisa se firmou nestas perguntas e adquiriu o questionamento central: como se apresentam os e-books infantis encontrados no Brasil no que diz respeito as suas características? A partir desses aspectos firmaram-se os três objetivos específicos da pesquisa: conceituar os e-books e descrever as transformações pelas quais o livro passou, identificar os diferentes tipos de e-books infantis direcionados às crianças brasileiras e analisar os materiais selecionados quanto as categorias: linguagem visual, portabilidade, usabilidade e interatividade. O processo de coleta dos materiais se firmou em dois focos de busca, nos sites e em livrarias. Nos sites: programas e canais infantis de televisão; brinquedos; autores renomados brasileiros que produzem obras para este público e internet de forma geral em sites de busca. Nas livrarias: sessão dos livros infantis e sessão onde se encontram os CD-Roms, DVDs e Games. Dezenove materiais foram avaliados quanto a sua qualidade por meio de tabelas comparativas. As características examinadas na análise por amostragem foram dispostas nas quatro categorias para facilitar a classificação dos documentos e a compreensão dos resultados. Concluiu-se com a análise destes materiais que muitos dos livros infantis encontrados no Brasil se apresentam ainda de forma rígida e fixa, como num livro. Percebe-se que muitas vezes o computador é utilizado apenas como um suporte novo para o livro impresso. Por meio desta análise fica bastante claro perceber que livro digital ainda está muito preso ao impresso, sendo apenas transportado para a web. Com o conhecimento que temos da expansão da virtualização percebemos que as mídias poderiam agregar de forma qualitativa este material tão antigo e que a literatura infantil deveria ser produzida voltada para internet e não apenas na internet. O objetivo geral foi alcançado e foram identificadas as características dos e-books infantis encontrados no Brasil
Abstract: The subject addressed in this research is the electronic book or e-book children as it is known. Some questions directed the study as key questions: "What are e-books?" "What kind of materials can be considered as electronic books?" , "What is the path traveled by the book until you get to digital?" and "How are these e-books?". The problem of guiding research has established itself in these questions and acquired the central question on how to present the e-books for children found in Brazil regarding the sauna with respect to their characteristics? Since it signed up three specific goals that the end of the research answered the question problem. Three chapters unfolded in conceptualizing e-books and describe the transformations which the book hás, dentify the different types of e-books targeted for children to Brazilian children and analyze the materials selected for the categories: Visual language, portability, usability and interactivity. The process of collecting the material was signed by two outbreaks of search sites and bookstores. The sites: programs and children's television channels; toys; Brazilian renowned authors producing works for this audience and internet in general, the search engines. Bookstores: session of children's books and sitting where the cd-roms, dvds and games. The nineteen samples were assessed for their quality by means of comparative tables. characteristics examined in the analysis sample were placed into four categories to facilitate the classification of documents and understand the results. Concluded with the analysis of these materials that many children's books found in Brazil is still present in a rigid and fixed, as in a book. One realizes that often the computer is used only as a support for the new printed. Through this analysis it is clear enough to realize that digital book is still very much "stuck" to the printed just being transported to the web. With the knowledge we have of expansãcom our knowledge of the expansion of virtualization realize that the media could add in a qualitative way this material as old and that children's literature should be produced toward the Internet and not just on the internet. The general objective was achieved where we identified the characteristics of e-books for children found in Brazil
Palavras-chave: Crianças, Livro infantil, Livro eletrônico (e-book)
Livros eletrônicos
Livros ilustrados para crianças
Literatura infanto-juvenil
Children
Book children
E-book
Área(s) do CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
Idioma: por
País: BR
Instituição: Universidade do Estado de Santa Catarina
Sigla da instituição: UDESC
Departamento: Educação
Programa: Mestrado em Educação
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: http://tede.udesc.br/handle/handle/968
Data de defesa: 15-Set-2011
Aparece nas coleções:Mestrado em Educação

Arquivos associados a este item:
Arquivo TamanhoFormato 
fabiana.pdf3,57 MBAdobe PDFBaixar/Abrir Pré-Visualizar


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.