Exportar este item: EndNote BibTex

Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://tede.udesc.br/handle/handle/778
Tipo do documento: Dissertação
Título: (Des-) dobramentos sobre o corpo
Autor: Bagatoli, Vera Maria
Primeiro orientador: Cherem, Rosângela Miranda
Resumo: Esta pesquisa aborda a minha produção plástica, desenvolvida entre 1997 e 2006 através da articulação de conteúdos próprios do fazer e de face poética. O corpo humano como referente primeiro foi quem apontou as diretrizes conceituais para obra, visto que foi entendido inicialmente como corpo orgânico e depois como simulacro e potência erótica. Mediante as técnicas de gravura e desenho, o conceito de corpo orgânico assumiu dimensões artísticas, desdobrando-se em: forma anatômica, matéria orgânica e superfície. Já para a problematização do corpo como simulacro e como corpo erótico utilizei como recurso o meio fotográfico e o programa de manipulação de imagens Photoshop. Como principais interlocuções teóricas encontram-se Deleuze e sua investigação acerca das noções de dobra, sensação e simulacro; Bataille e seu tratado sobre os conceitos de erotismo e informe e a reflexão de Freud acerca do estranho (unheimliche). Neste trabalho dissertativo reconheci proximidades - ora no nível formal ou de feitura das obras ora em nível conceitual - entre a minha produção e a de artistas como: Leonardo Da Vinci, Adriana Varejão, Vera C. Barcellos, Irving Penn, Nobuyoshi Araki, Henri Maccheroni e Hans Bellmer
Abstract: This research approaches my artistic production, developed between 1997 and 2006 through content articulation proper of the making and of poetical facet. The human body as a first referent was what pointed the conceptual direction lines for the work, initially understood as an organic body and later as a simulacrum and erotic potency. By means of engraving and drawing techniques, the organic body concept adopted artistic dimensions, unfolding itself into: the anatomical form, organic matter and surface. Now for the problematization of the body as simulacrum and as erotic body I utilized photographic means and the image manipulation software Photoshop as a resource. For the main theoretical interlocutions, Deleuze and his research about the notions of folding, sensation and simulacrum; Bataille and his treaty about the concepts of eroticism and inform, and from Freud about the strange (unheimliche). In this dissertation I recognized proximities some on the formal level, some on the artwork making or on conceptual level between my production and of artists like: Leonardo Da Vinci, Adriana Varejão, Vera C. Barcellos, Irving Penn, Nobuyoshi Araki, Henri Maccheroni and Hans Bellmer
Palavras-chave: Arte
Corpo
Desenho
Fotografia
Artes
Corpo humano
Art
Body
Drawing
Photography
Área(s) do CNPq: CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::ARTES
Idioma: por
País: BR
Instituição: Universidade do Estado de Santa Catarina
Sigla da instituição: UDESC
Departamento: Artes Visuais
Programa: Mestrado em Artes Visuais
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: http://tede.udesc.br/handle/handle/778
Data de defesa: 13-Dez-2010
Aparece nas coleções:Mestrado em Artes Visuais

Arquivos associados a este item:
Arquivo TamanhoFormato 
Vera Maria Bagatoli.pdf5,19 MBAdobe PDFBaixar/Abrir Pré-Visualizar


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.