Exportar este item: EndNote BibTex

Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://tede.udesc.br/handle/handle/731
Tipo do documento: Dissertação
Título: O ritmo no sincretismo : a semiótica visual no estudo de animações abstratas no ensino do motion design
Autor: Balvedi, Fabianne Batista 
Primeiro orientador: Oliveira, Sandra Regina Ramalho e
Resumo: O presente estudo foi motivado por uma percepção da necessidade de mudança no Plano de Ensino da disciplina de Motion Design do Curso de Design Digital da Pontifícia Universidade Católica do Paraná. Para tanto, foi formulada uma proposta tendo como princípio o fenômeno linguístico do ritmo, aplicado como tema base de uma experiência em sala de aula. Com o objetivo de aprofundar o conhecimento sobre tal princípio nas imagens em movimento, de modo que os estudantes pudessem operá-lo tendo dele se apropriado como um articulador linguístico, o trabalho forneceu categorias para análise dos elementos constitutivos e dos procedimentos relacionais de textos audiovisuais por meio de uma abordagem fundamentada na semiótica, mais especificamente da Semiótica Plástica e Visual. Esse modelo de análise permitiu verificar o desenvolvimento de competências relativas à expressão visual e à criatividade, bem como o enriquecimento do vocabulário descritivo utilizado pelos discentes e o consequente conhecimento dos conceitos denominados por esse repertório. Os resultados demonstram competências que foram manifestadas através de uma proposta de conexão com a música para a organização da linha do tempo, em um processo sincrético constituído por estruturas bem definidas e uma distribuição temporal e espacial que revela estéticas trabalhadas com propriedade. Assim, a manipulação do tempo conecta-se aos efeitos de sentido que a construção de textos se propõe a suscitar na percepção de enunciatários familiarizados com os movimentos do mundo.
Abstract: This study was motivated by a perceived need for change in the in the Study Plan of the Motion Design subject in the Digital Design Course at the Pontifical Catholic University of Paraná. Therefore, was formulated a proposal based on the principle of the linguistic phenomena of the rhythm, applied as study theme of an experiment in the classroom. In order to deepen the understanding of this principle in moving images, so that students can operate it within its linguistic articulation, the work provides categories for analysing the components and relational procedures of audiovisual texts through an approach based on semiotics, specifically Plastic and Visual Semiotics. This model of analysis has shown the development of competences related to visual expression and creativity as well as the enrichment of descriptive vocabulary used by students and the consequent knowledge of the concepts called for this repertoire. The results demonstrate skills that have been expressed through a proposed connection with music to organize the timeline in a syncretic process composed by well defined structures and temporal and spatial distribution that reveals properly worked aesthetics. Thus, the handling of the time is connected to the sense effects that the construction of texts is intended to raise in the perception of an enunciatee that is familiar with the movements of the world.
Palavras-chave: Semiótica
Sincretismo
Animação por computador
Ritmo
Área(s) do CNPq: CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::ARTES
Idioma: por
País: BR
Instituição: Universidade do Estado de Santa Catarina
Sigla da instituição: UDESC
Departamento: Artes Visuais
Programa: Mestrado em Artes Visuais
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: http://tede.udesc.br/handle/handle/731
Data de defesa: 20-Jul-2015
Aparece nas coleções:Mestrado em Artes Visuais

Arquivos associados a este item:
Arquivo TamanhoFormato 
125680.pdf29,01 MBAdobe PDFBaixar/Abrir Pré-Visualizar


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.