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Tipo do documento: Dissertação
Título: Formação inicial do professor de artes visuais : reflexões sobre os cursos de licenciatura no Estado do Paraná
Autor: Alvarenga, Valéria Metroski de 
Primeiro orientador: Silva, Maria Cristina da Rosa Fonseca da
Resumo: A presente dissertação tem por objetivo analisar a formação inicial do professor de Artes Visuais no estado do Paraná. Tal pesquisa é parte integrante do projeto do Observatório da formação do professor no âmbito do ensino da arte: estudos comparados entre Brasil e Argentina . Trata-se aqui, pois, de analisar o perfil dos cursos de licenciatura em Artes Visuais e/ou com nomenclaturas semelhantes em relação à sua estrutura como: quantidade, habilitações, modalidades de ensino, localização, carga horária e relação candidato/vaga nos processos seletivos, assim como analisar as matrizes curriculares de oito cursos presenciais de licenciatura com a nomenclatura Artes Visuais ofertados por oito Instituições de Ensino Superior (IES) públicas desse estado, com vistas a identificar a presença ou ausência de três aspectos: (1) referência às tecnologias contemporâneas; (2) referência à Lei nº 11.645/2008 (História e Cultura Afro-Brasileira e Indígena); (3) referência à Lei nº 10.436/2002 (LIBRAS) e inclusão de pessoas com deficiência. Tais pontos permitem situar o Paraná em meio ao conjunto de leis e diretrizes nacionais que orientam o currículo das IES, bem como compreender a situação dos cursos de licenciatura em Artes Visuais nesse estado a partir da análise e interpretação dos indicadores gerais sobre eles, situando-o em meio a dados nacionais e regionais. A investigação foi realizada à luz da Teoria Crítica e serve-se de uma metodologia mista (quanti-qualitativa) com enfoque descritivo. Os resultados obtidos foram os seguintes: todas as IES analisadas oferecem disciplinas contemplando as tecnologias contemporâneas, o que demonstra sua preocupação com a produção artística atual. No entanto, nem todas as IES analisadas ofertam disciplinas abordando a História e Cultura Afro-Brasileira e Indígena ou LIBRAS e inclusão de pessoas com deficiência, sendo que existem leis sobre esses últimos pontos, além da recomendação nas DCNs Artes Visuais e nas DCNs da formação de professores da educação básica. Do total, 50% das IES demonstraram preocupação com os três pontos analisados apresentando, muitas vezes, mais de uma disciplina para cada tema, enquanto que as demais apresentaram um número alto de disciplinas sobre as tecnologias contemporâneas e poucas ou nenhuma contemplando os dois últimos pontos. Constata-se, portanto, uma diversidade de concepções sobre o que é importante e/ou prioridade nos cursos de licenciatura em Artes Visuais do Paraná e, consequentemente, tais enfoques influenciarão positiva e/ou negativamente na formação/atuação do professor de arte.
Abstract: This current dissertation aims to analyze the initial formation of a Visual Arts teacher in the state of Paraná. Such research is part of the project "Teacher formation Observatory within the art education: comparative studies between Brazil and Argentina." Thereby, it is about to analyze the Visual Arts undergraduate courses profile and/ or courses with similar nomenclature in relation with its structure such as: quantity, majors, teaching modalities, location, hours schedule and the ratio of candidates per place in the selective processes. It aims also to analyze the course curriculum of eight in-person undergraduate course named Visual Art that are offered in these state by eight Higher Education Institutions (HEI), in order to identify the presence or the absence of three aspects: (1) Reference to contemporary technologies; (2) reference to Law Nº. 11.645 / 2008 (History and Afro-Brazilian Culture and indigenous); (3) reference to Law Nº. 10.436 / 2002 (Brazilian Sign Language - BSL) and inclusion of people with disabilities. These points allows us placing the state of Parana amid the set of laws and national guidelines that attend the HEI curriculum. It also allows us to understand the situation of Visual Arts undergraduate course in this state from the analysis and interpretation of general indicators on them, standing them among national and regional data. The research was carried out by the light of Critical Theory and it makes use of a mixed methodology ( quanti-qualitative ) with descriptive approach. The results obtained were as the following: all analyzed HEI offer subjects considering contemporary technologies, demonstrating their concern with the current artistic production. However, not all HEI analyzed provides subjects dealing with History and Afro-Brazilian Culture and Indigenous or BSL and the inclusion of people with disabilities. Nevertheless, there are laws on these last points, and, beyond, we have the recommendation in National Curricular Guidelines - Visual Arts and the National Curricular Guidelines of basic education teacher training. Of the total, 50% of HEI expressed concern with the three points analyzed. They presented, often, more than one subject for each topic, while others showed a high number of subject about contemporary technologies and few or none contemplating the last two points. Therefore, it finds a diversity of views on what is important and / or priority in the Visual Arts undergraduate courses of Paraná. Consequently, such approaches will influence positively and / or negatively on the formation / performance of the art teacher.
Palavras-chave: Arte
Professores - Formação
Currículos
Área(s) do CNPq: CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::ARTES
Idioma: por
País: BR
Instituição: Universidade do Estado de Santa Catarina
Sigla da instituição: UDESC
Departamento: Artes Visuais
Programa: Mestrado em Artes Visuais
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: http://tede.udesc.br/handle/handle/724
Data de defesa: 4-Ago-2015
Aparece nas coleções:Mestrado em Artes Visuais

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