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Tipo do documento: Dissertação
Título: O lugar da América Latina na formação inicial de professores de artes visuais no Brasil e na Argentina
Autor: Azevedo, Isadora Gonçalves de 
Primeiro orientador: Silva, Maria Cristina da Rosa Fonseca da
Resumo: A presente investigação é parte integrante do Observatório da Formação de Professores de Artes: estudos comparados entre Brasil e Argentina e foi desenvolvida na linha de pesquisa Ensino das Artes Visuais do PPGAV/UDESC, tendo como tema a formação inicial de professores de artes, a qual antecede, a princípio, a atuação destes sujeitos como educadores. O objeto de estudo desta pesquisa é a proposta curricular dos cursos de licenciatura. Objetivamos, aqui, identificar de que maneira os conteúdos sobre a América Latina estão inseridos na formação inicial dos professores no tocante às matrizes curriculares. Desenvolvemos um estudo de caso que engloba duas realidades vizinhas: a brasileira e a argentina, e resulta num estudo comparado que parte da seguinte questão: Como os conteúdos sobre a América Latina estão inseridos no currículo das licenciaturas em artes visuais no Brasil e na Argentina? . Os cursos analisados correspondem a três universidades estaduais brasileiras: a Universidade do Estado de Santa Catarina (UDESC), a Universidade de São Paulo (USP) e a Universidade Estadual do Rio de Janeiro (UERJ), e duas instituições federais argentinas: o Instituto Nacional de Artes (IUNA) e a Universidade Nacional de La Plata (UNLP), de modo a aprofundarmos nossas reflexões sobre uma realidade brasileira e uma argentina, respectivamente, a USP e a UNLP. A seleção dos cinco cursos refere-se às universidades cujos professores participam do Observatório. Duas hipóteses acompanham os primeiros passos dessa investigação: a primeira é que os conteúdos referentes ao contexto latino-americano pouco aparecem nos currículos das licenciaturas em artes visuais e, quando isto ocorre, é por meio de adaptações curriculares, uma vez que eles não foram planejados para atender a essa demanda; a última é que, na realidade argentina, a inserção de conteúdos sobre a América Latina seja maior do que na realidade brasileira. Dentre os resultados obtidos, destacamos que autores e artistas latino-americanos permeiam a formação inicial dos professores de artes dos dois países, mas, em ambos os casos, tal inserção de conteúdos constitui uma pequena parcela do currículo.
Abstract: This research is part of the "Observatory of Arts Teacher Education: comparative studies between Brazil and Argentina" and was developed in the line of research Teaching of Visual Arts (PPGAV / UDESC), on the subject of initial teacher training in arts, which usually precedes the work as teachers. The object of this research is the proposed curriculum of graduate s courses. We intend to identify how the contents on Latin America are included in the initial training of teachers in terms of curriculum matrices. We develop a case study that includes two neighboring realities: the Brazilian and Argentine, and results in a comparative study that parts from the question: "How content on Latin America are included in the undergraduate curriculum of visual arts in Brazil and Argentina?". The courses were analyzed are the three Brazilian state universities: the University of the State of Santa Catarina (UDESC), University of São Paulo (USP) and the State University of Rio de Janeiro (UERJ), and two Argentine federal universities: the National Institute of Arts (IUNA) and the National University of La Plata (UNLP), in order to deepen our reflections on a Brazilian and an Argentine reality, respectively, USP and UNLP. The selection of the five courses refers to universities whose teachers participate in the Observatory. Two hypotheses follow the first steps of this research: the first is that the content related to Latin American context rather appear in the curriculum of undergraduate education in visual arts, and when this occurs is through curriculum adaptations, since they were not planned to meet this demand; the latter is that the Argentine reality inserting content about Latin America is higher than in the Brazilian reality. Among the results, we emphasize that authors and Latin American artists permeate the initial training of arts teachers in both countries, but in both cases, insertion of such content constitutes a small portion of the curriculum.
Palavras-chave: Arte - América Latina
Arte - Estudo e ensino
Professores - Formação
Initial training.in visual arts
Degree in Visual Arts
Teaching of Visual Arts in Latin America
Latin American art
Área(s) do CNPq: CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::ARTES
Idioma: por
País: BR
Instituição: Universidade do Estado de Santa Catarina
Sigla da instituição: UDESC
Departamento: Artes Visuais
Programa: Mestrado em Artes Visuais
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: http://tede.udesc.br/handle/handle/702
Data de defesa: 29-Jul-2014
Aparece nas coleções:Mestrado em Artes Visuais

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