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Tipo do documento: Dissertação
Título: Articulação de saberes e produção de conhecimento na cidade : o papel da universidade na Rede Nossa São Paulo e na Red Ciudadana Nuestra Cordoba
Autor: Pagani, Camila 
Primeiro orientador: Schommer, Paula Chies
Resumo: Esta dissertação tem como objetivo analisar as características da relação entre universidade e iniciativas da Rede Latinoamericana por Cidades e Territórios Justos, Democráticos e Sustentáveis, especificamente nas cidades de Córdoba e São Paulo, buscando compreender como a articulação de saberes pode contribuir para as linhas de ação destas iniciativas e para a produção de conhecimento na cidade. As cidades latinoamericanas possuem uma característica marcante de desigualdade e tensões decorrentes da fragmentação socioeconômica histórica de seu território. As cidades de Córdoba e São Paulo podem ser consideradas amostras desta realidade. Em um cenário de desconfiança e decepção com a política levanta-se a necessidade de promoção de iniciativas voltadas à qualificação da participação cidadã a partir da produção e sistematização de informações e ferramentas de planejamento e monitoramento de políticas públicas. Surge neste contexto a Rede Latino-americana por Cidades e Territórios Justos, Democráticos e Sustentáveis. Trata-se de uma inovação democrática com potencial de incidência em instituições e políticas públicas no âmbito local, por meio da promoção do acesso à informação, da accountability social e da participação cidadã. A presença das universidades nestas iniciativas tende a ser relevante, já que são tradicionalmente reconhecidas por seu papel na produção de conhecimento. Em meio às diversas possibilidades de articulação entre as universidades e as iniciativas, esta relação possui características diferenciadas. A pesquisa pode ser definida como um estudo exploratório de natureza qualitativa e interpretativa, a partir da análise de duas experiências que integram a Rede Latino-americana: a Red Ciudadana Nuestra Córdoba e a Rede Nossa São Paulo. O estudo privilegiou a interpretação da percepção dos atores sociais envolvidos através da realização de 18 entrevistas no período de 07 a 17 de abril de 2015, nas cidades de Córdoba e São Paulo. O modelo de análise foi baseado em uma abordagem institucional articulando-se referenciais teóricos sobre universidades, conhecimento e articulação de saberes e governança democrática. Os resultados mostram, primeiramente, que as relações entre universidade e as Redes estudadas se dão de diferentes maneiras, sendo que em Córdoba o envolvimento da universidade foi institucionalizado e crucial para definir as características do movimento. Já em São Paulo, a participação da universidade ocorre via especialistas, núcleos ou projetos de pesquisa específicos, em momentos singulares, porém de maneira não institucionalizada ou definidora das características da iniciativa. Por fim, considerando a cidade como construção social coletiva e participativa, a articulação dos diferentes saberes gera efeitos em três níveis institucionais: criação de novos espaços institucionalizados de articulação de saberes e formas de produção de conhecimento na cidade; mudanças institucionais em organizações tradicionais como as universidades e; ampliação e reconfiguração de espaços institucionais de articulação entre governos e cidadãos afetando a governança e os modos de coordenação social da cidade.
Palavras-chave: Universidades e faculdades
Governança corporativa
Gestão do conhecimento
Área(s) do CNPq: CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ADMINISTRACAO
Idioma: por
País: BR
Instituição: Universidade do Estado de Santa Catarina
Sigla da instituição: UDESC
Departamento: Administração
Programa: Mestrado em Administração - Acadêmico
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: http://tede.udesc.br/handle/handle/66
Data de defesa: 29-Out-2015
Aparece nas coleções:Mestrado Acadêmico - Administração

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