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Tipo do documento: Tese
Título: Utilização da realidade virtual na forma de um jogo sério desenvolvido para reabilitação física de idosos frágeis
Título(s) alternativo(s): Use of virtual reality as a serious game developed for physical rehabilitation of frail elderly
Autor: Soares, Antonio Vinicius 
Primeiro orientador: Borges Júnior, Noé Gomes
Resumo: Nosso país acompanha o aumento substancial da população idosa como ocorre em todo o Mundo. Com isso, cresce a preocupação com eventos incapacitantes nesta fase da vida, dos quais, destaca-se a Síndrome da Fragilidade do Idoso (SFI). Esta condição patológica é marcada por alterações como sarcopenia, dinapenia, alterações no equilíbrio, perda da mobilidade funcional e redução do nível de atividade física. Estas alterações predispõem estes idosos às quedas, incapacidade física, hospitalização e até mesmo a morte. Os programas de exercícios utilizando Realidade Virtual (RV) têm sido utilizados para incrementar o nível de atividade física, treinar o equilíbrio e melhorar a força muscular em idosos. Esta pesquisa foi realizada em duas etapas e teve dois objetivos principais, o primeiro foi de investigar a mobilidade funcional de idosos frágeis institucionalizados e a sua relação com as características clínicas mais importantes, ou seja, a sarcopenia e a dinapenia; o segundo objetivo foi avaliar os efeitos de um programa de exercícios utilizando a RV na forma de um Jogo Sério (JS) desenvolvido para reabilitação física de idosos. Inicialmente foi realizado um estudo descritivo correlacional com vinte e seis idosos institucionalizados com idade média de 81,3 ±6 anos, sendo 18 mulheres e 8 homens. Na segunda fase da pesquisa foi realizado um estudo experimental envolvendo vinte e quatro idosos institucionalizados com idade média de 81,7 ±6 anos, sendo 16 mulheres e 8 homens que foram divididos em dois grupos (experimental e controle). Todos os participantes apresentavam três ou mais características de fragilidade segundo critérios estabelecidos. Os instrumentos de medida utilizados na triagem dos pacientes foram o Mini Exame do Estado Mental e a Escala de Depressão Geriátrica. Os instrumentos específicos foram o Questionário Internacional de Atividade Física, Timed Up and Go Test (TUGT), Teste de Alcance Funcional (AF), dinamometria para mensuração da força de preensão manual (FPM), da força dos membros superiores (FMMSS), dos membros inferiores (FMMII) e apendicular (FMA), considerando os quatro membros, e ainda, foi estimado o índice de massa muscular total. O programa de exercício com o JS foi realizado duas vezes por semana durante três meses (20 sessões de 15 a 25 minutos). Nos resultados da primeira fase da pesquisa observou-se que a mobilidade funcional correlacionou-se de forma moderada e significativa apenas com as medidas de força muscular (preensão manual r-0,50, membros superiores r-0,59, membros inferiores r-0,61 e a força muscular apendicular r-0,63). Os programas de prevenção e tratamento para a SFI dependem do preciso diagnóstico clínico. A acurácia da avaliação da força muscular é fundamental, e a utilização da dinamometria pode contribuir de forma decisiva para esta finalidade. Quanto aos resultados da intervenção experimental com o JS, observou-se que apenas o grupo experimental apresentou alterações significativas nas medidas de pós-testes, quanto ao equilíbrio (AF 31,8% p0,003), mobilidade funcional (TUGT 28,6% p0,000), FMMSS (7,3% p0,043), FMMII (19,5% p0,022) e na FMA (12,4% p0,018). O programa de exercícios utilizando o JS desenvolvido para reabilitação física de idosos resultou em incrementos significativos nas variáveis relacionadas à especificidade do treinamento. Os jogos virtuais estimulam a atividade física, aumentam a atenção e a motivação tornando o processo terapêutico mais agradável e prazeroso ao idoso.
Abstract: Our country follows the substantial increase in the elderly population as worldwide. Thus, a growing concern with disabling events this stage of life, of which we highlight the Frail Elderly Syndrome (FES). This pathological condition is marked by changes such as sarcopenia, dynapenia, changes in balance, loss of functional mobility and decreased physical activity level. These changes predispose these elderly to falls, disability, hospitalization and even death. Exercise programs using the Virtual Reality (VR) have been used to increase the level of physical activity, balance training and improve muscle strength in the elderly. This research was conducted in two stages and had two main objectives, the first was to investigate the functional mobility of institutionalized frail elderly and their relationship with the most important clinical characteristics, so, sarcopenia and the dynapenia; the second objective was to evaluate the effects of an exercise program using the VR as a Serious Game (SG) developed for elderly physical rehabilitation. Initially we performed a correlational descriptive study with twenty six institutionalized elderly with average age 82,3 ±6 years, 18 women and 8 men. In the second phase of the research was carried out an experimental study involving twenty four institutionalized elderly with average age 81,7 ±6 years, 16 women and 8 men who were divided into two groups (experimental and control). All participants had three or more fragile characteristics according to established criteria. Measuring instruments used in the screening of patients were the Mini Mental State Examination and the Geriatric Depression Scale. Specific instruments were the International Physical Activity Questionnaire, Timed Up and Go Test (TUGT), Functional Reach (FR), dynamometry to measure grip strength (GS), and the upper limbs strength (ULS), the lower limbs strength (LLS) and appendicular strength (AS), considering the four limbs, and yet, it was estimated the total body mass index. The exercise program with SG was performed twice a week for three months (20 sessions, 15 to 25 minutes). The results of the first phase of research it has been observed that the functional mobility was moderate correlated significantly only with measures the muscular strength (GS r 0,50, ULS r 0,59, LLS r 0,61 and AS r-0,63). The prevention and treatment programs for FES depend on the precise clinical diagnosis. The accuracy of the muscle strength evaluation is essential, and the use of dynamometry can make a decisive contribution for this purpose. As to the results of experimental intervention with SG, it was observed that only the experimental group showed significant changes in post-test measurements, as the balance (31,8% FR p0,003), functional mobility (TUGT 28,6% p0,000), ULS (7,3% p0,043), LLS (19,5% p0,022) and AS (12,4% p0,018). The exercise program using the SG developed for elderly physical rehabilitation resulted in significant increases in variables related to specific training. Virtual games stimulate physical activity, increase attention and motivation making the therapeutic process more enjoyable and pleasurable to the elderly.
Palavras-chave: idoso fragilizado
terapia por exercício
jogos de vídeo
frail elderly
exercise therapy
video games
Área(s) do CNPq: CNPQ::CIENCIAS DA SAUDE::FISIOTERAPIA E TERAPIA OCUPACIONAL
Idioma: por
País: BR
Instituição: Universidade do Estado de Santa Catarina
Sigla da instituição: UDESC
Departamento: Ciência do Movimento Humano
Programa: Doutorado em Ciências do Movimento Humano
Citação: SOARES, Antonio Vinicius. Use of virtual reality as a serious game developed for physical rehabilitation of frail elderly. 2015. 3 f. Tese (Doutorado em Ciência do Movimento Humano) - Universidade do Estado de Santa Catarina, Florianópolis, 2015.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: http://tede.udesc.br/handle/handle/646
Data de defesa: 3-Set-2015
Aparece nas coleções:Doutorado em Ciências do Movimento Humano

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