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Tipo do documento: Tese
Título: Construção e validação de um instrumento de avaliação do estágio de desenvolvimento motor do salto vertical de crianças
Título(s) alternativo(s): Construction and validation of an evaluation instrument for motor development stage of children vertical jump
Autor: Araujo, Luciana Gassenferth 
Primeiro orientador: Melo, Sebastião Iberes Lopes
Resumo: Esta pesquisa teve como objetivo construir e validar um instrumento de avaliação do estágio de desenvolvimento motor do salto vertical de crianças, baseado em indicadores angulares, na Matriz analítica para o salto vertical de Myers e colaboradores e no Modelo de Gallahue. Participaram do estudo crianças de ambos os sexos, com idades entre 7 e 11 anos, matriculados no Ensino Fundamental 1. O estudo é caracterizado como descritivo e de desenvolvimento tecnológico, e compreende duas etapas. Primeiramente, foi elaborada e validada uma Sistemática, que se caracteriza como um instrumento de medida para a avaliação observacional do salto vertical de crianças, considerando a movimentação dos diferentes segmentos corporais ao longo da execução da tarefa, em instantes específicos de análise. Em seguida, foi elaborada e validada uma Matriz, que se caracterizada como um instrumento de medida para a análise e classificação do estágio de desenvolvimento motor do salto vertical da criança, considerando valores de medidas angulares obtidos da movimentação dos segmentos corporais ao longo da execução da tarefa. A coleta dos dados foi realizada no próprio ambiente escolar das crianças e consistiu na filmagem da execução do salto vertical, com uma frequência de aquisição de 210 Hz, com as crianças devidamente preparadas para a avaliação biomecânica. Para a análise e processamento dos dados, os vídeos foram editados e arquivados em pastas individuais, com o código que representa cada criança. Em cada salto foram selecionados os instantes de análise determinados na Sistemática para a análise do posicionamento dos segmentos corporais e medição dos ângulos intersegmentares de interesse do estudo. Os dados obtidos foram caracterizados por meio da estatística descritiva. Os intervalos dos ângulos intersegmentares correspondente a cada estágio de desenvolvimento motor, nas diferentes fases do salto vertical, foram determinados por meio da identificação dos pontos de corte da análise da curva ROC (Receiver Operating Characteristic). Para a identificação dos melhores pontos de corte foi utilizado o Índice de Youden (J). Para verificar a validade concorrente da Matriz proposta com a Matriz de Myers e colaboradores, foi utilizada a correlação de Spearman-Brown. Para todas as analises foi adotado nível de confiabilidade maior ou igual a 95% (p≤0,05). Os resultados evidenciaram que: a) as características das amplitudes angulares dos segmentos corporais nos estágios de desenvolvimento e nas fases do salto vertical corroboram com o preconizado por Myers e colaborados e por Gallahue; b) foram observados valores para a área sob a curva ROC acima de 0,95, permitindo a determinação dos intervalos angulares que representam os estágios de desenvolvimento motor do salto vertical para cada segmento corporal, nas fases de execução do salto; c) foram observados valores de correlação acima de 0,87, atestando a validade concorrente da Matriz proposta com a Matriz de Myers e Colaboradores. Conclui-se que, o instrumento de medida, composto de uma Sistemática e uma Matriz, é valido para a classificação do estágio de desenvolvimento motor do salto vertical de crianças.
Abstract: This research had as main goal build and validate an evaluation instrument of the motor development stage of children vertical jump, based on angular indicators, Analytic Matrix of Myers and Colleagues for vertical jump and in Gallahue s Model. Participated in the study children of both sex, aged between 7 and 11 years, registries in the Basic Education 1. The study is characterized as descriptive and technological development consisted in two steps. First, a Systematic was formulated and validated, which is characterized as a measuring instrument for observational evaluation of children vertical jump, considering the movement of different body segments throughout the execution of the task in specific instants of analysis. The next step was to elaborate and validate a Matrix, which is characterized as a measuring instrument for analysis and classification of the motor development stage of children vertical jump, considering values of angular measurement obtain by the body segments movement throughout the execution of the task. Data acquisition was performed in the school environment where the children were prepared for the execution of the vertical jump and filmed in 210 Hz acquisition frequency for biomechanical evaluation. For data analysis and processing, the videos were edited and archived in individual doc, represented by the children s individual code. In each vertical jump, were selected the instants of analysis determined in the Systematic for the positioning analysis of body segments and intersegment angular measurement of the study interest. The data were characterized by descriptive statistics. The intervals of intersegment angles corresponding to each stage of motor development, in the different phases of vertical jump, were determined by identification of cutoff points of the ROC (Receiver Operating Characteristic) curve analysis. To identify the best cutoff points the Youden (J) index was used. To verify the concurrent validity of the propose Matrix with the Myers and Colleagues Matrix, Spearman-Brown correlation was used. For all analyzes was adopted level of reliability greater than or equal to 95% (p ≤ 0.05). Results indicate that: a) The characteristics of the angular range of the body segments, in the development stage and in the vertical jump phases, corroborate with those preconized by Myers and Colleagues and by Gallahue; b) were observed values under the ROC area above of 0,95, allowing the determination of the angular intervals that represent the motor development stage of children vertical jump for each body segment, in the execution fazes of the jump; c) were observed correlation values above 0,87, testifying the concurrent validity of the proposed Matrix with the Matrix of Myers and Colleagues. It is concluded that, the measurement instrument, consisting by a Systematic and a Matrix, it is valid for the classification of motor development stage of children vertical jump.
Palavras-chave: salto vertical
desenvolvimento motor
biomecânica
vertical jump
motor development
biomechanics
Área(s) do CNPq: CNPQ::CIENCIAS DA SAUDE::EDUCACAO FISICA
Idioma: por
País: BR
Instituição: Universidade do Estado de Santa Catarina
Sigla da instituição: UDESC
Departamento: Ciência do Movimento Humano
Programa: Doutorado em Ciências do Movimento Humano
Citação: ARAUJO, Luciana Gassenferth. Construction and validation of an evaluation instrument for motor development stage of children vertical jump. 2014. 199 f. Tese (Doutorado em Ciência do Movimento Humano) - Universidade do Estado de Santa Catarina, Florianópolis, 2014.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: http://tede.udesc.br/handle/handle/635
Data de defesa: 14-Fev-2014
Aparece nas coleções:Doutorado em Ciências do Movimento Humano

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