Exportar este item: EndNote BibTex

Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://tede.udesc.br/handle/handle/63
Tipo do documento: Dissertação
Título: A percepção das relações entre cultura organizacional e desenvolvimento da estratégia : um estudo de caso em uma Universidade Pública Estadual
Autor: Ribeiro, Mariana Souza 
Primeiro orientador: Moraes, Mario César Barreto
Resumo: A presente dissertação é resultado de uma pesquisa que objetivou caracterizar as relações existentes entre a cultura organizacional e o desenvolvimento da estratégia em uma organização universitária pública na prática. Para tanto, foi realizada uma pesquisa exploratória bibliográfica e um estudo de caso, tendo sido utilizado como modelo de referência de análise o de Fons Trompenaars (1994) onde é possível examinar as relações de cultura e estratégia sob três óticas distintas: as que se originam pelos relacionamentos com as pessoas, as que são relacionadas com a passagem do tempo e as que se originam com o relacionamento com o ambiente. O embasamento teórico tratou sobre os conceitos de cultura organizacional, estratégia e a relação entre eles. Para o estudo de caso foi realizada uma pesquisa de caráter qualitativo, descritivo e aplicado. Os dados foram obtidos por meio de fontes primárias e secundárias, através de questionários com perguntas abertas e fechadas envolvendo a coalizão dominante formal e o grupo docente, consulta à documentos organizacionais, leis e resoluções. Como resultado percebeu-se divergências entre as manifestações da coalizão dominante formal e do grupo docente no desenvolvimento da estratégia, geradas principalmente pela diferença da natureza das ações dos atores. Nos campos de convergência, percebidos nas dimensões de cultura organizacional, foi evidenciada a predominância dos modelos de cultura voltados para dimensões particularistas, emocionais e difusas entre os grupos pesquisados. Além disso, notou-se uma tendência da coalizão dominante formal e do grupo docente em reconhecer a presença e influência da cultura organizacional na instituição.
Palavras-chave: Planejamento estratégico
Cultura organizacional
Comportamento organizacional
Universidades e faculdades Administração
Área(s) do CNPq: CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ADMINISTRACAO
Idioma: por
País: BR
Instituição: Universidade do Estado de Santa Catarina
Sigla da instituição: UDESC
Departamento: Administração
Programa: Mestrado em Administração - Acadêmico
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: http://tede.udesc.br/handle/handle/63
Data de defesa: 31-Mar-2015
Aparece nas coleções:Mestrado Acadêmico - Administração

Arquivos associados a este item:
Arquivo TamanhoFormato 
121829.pdf185,42 kBAdobe PDFBaixar/Abrir Pré-Visualizar


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.