Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://tede.udesc.br/tede/handle/560
Tipo: Dissertação
Título: O DESDOBRAMENTO ESTRATÉGICO DAS METAS AO LONGO DA ESTRUTURA ORGANIZACIONAL O CASO DAS INDÚSTRIAS JOINVILLENSES ASSOCIADAS A ACIJ ASSOCIAÇÃO COMERCIAL E INDUSTRIAL DE JOINVILLE, EM NOVEMBRO DE 2006
Título(s) alternativo(s): Strategic Goals Breackdown along the organization struture
Autor(es): Machado, Wellington Marcos
Primeiro Orientador: Monteiro, Luís Gonzaga Mattos
Resumo: O planejamento estratégico é constantemente citado como ferramenta gerencial necessária a vida das empresas. O entendimento do que consiste um planejamento estratégico, seus desdobramentos e efeitos na gestão da organização é um tema amplo. Neste trabalho este tema é abordado sob o ponto de vista teórico, descrevendo a função do planejamento nas organizações complexas e os resultados que deve gerar para as empresas. É dada especial atenção ao desdobramento do planejamento ao longo da estrutura organizacional. O desdobramento estratégico é a criação de objetivos e métricas ao longo da estrutura organizacional com o propósito de fazer com que cada departamento e ou pessoa contribua com o objetivo da empresa. Neste aspecto específico foi feita pesquisa junto a profissionais das áreas de compras de empresas industriais filiadas à associação comercial e industrial de Joinville, Santa Catarina, Brasil em Novembro de 2006. A pesquisa foi desenvolvida a fim de verificar a prática do planejamento estratégico, estabelecer a relação entre planejamento estratégico e o seu desdobramento para ás áreas de compras das empresas entrevistadas e o resultado gerado nas empresas em questão. O objetivo final do estudo é demonstrar que a associação do planejamento estratégico, a correta comunicação e desdobramento ligados a metas específicas refletem em resultados para empresa. Em outro aspecto, também é objetivo deste trabalho identificar perguntas e itens de verificação bem como apresentar metodologia para analisar a eficiência do desdobramento estratégico ao longo das estruturas empresariais.
Abstract: Strategic planning is constantly mentioned as a necessary tool for company s lives. The understanding of what strategic planning is, its breakdowns and the effects in company s management is a wide subject. This work looks at these issues in a theoretical approach, describing the functions of strategic planning for complex organizations and the results it is supposed to generate. It is given special attention for the planning breakdown along the organization structures. Planning breakdown is the act of creating goals and metrics for each individual or department along throughout the company in order for each one give their contribution to the company s goal. In this specific aspect a research was carried out with industries with filiations to the Joinville Commercial and Industrial Association (ACIJ), in Joinville, Santa Catarina, Brazil, in November 2006. The research was developed aiming at verifying the strategic planning usage, establishing a correlation between strategic planning and its breakdown to the purchase areas of the interviewed companies and the results for these companies. The final goal is to demonstrate that the association between strategic planning, the right communication and breakdown turns into results for companies. In the other hand it is also a goal of this work to identify questions and verification items as well as suggest a methodology to analyze the efficiency of strategic planning breakdown along organization structures.
Palavras-chave: Planejamento estratégico
Planejamento industrial
Desenvolvimento organizacional
strategic planning goal
strategic breakdown
purchasing
CNPq: CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ADMINISTRACAO
Idioma: por
País: BR
Editor: Universidade do Estado de Santa Catarina
Sigla da Instituição: UDESC
metadata.dc.publisher.department: Administração
metadata.dc.publisher.program: Mestrado em Administração
Citação: MACHADO, Wellington Marcos. Strategic Goals Breackdown along the organization struture. 2007. 100 f. Dissertação (Mestrado em Administração) - Universidade do Estado de Santa Catarina, Florinaópolis, 2007.
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://tede.udesc.br/handle/handle/560
Data do documento: 20-Dez-2007
Aparece nas coleções:Mestrado em Administração

Arquivos associados a este item:
Arquivo TamanhoFormato 
Dissertacao Wellington Marcos Machado.pdf418,85 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.