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Tipo do documento: Dissertação
Título: Oficinas do jogo e a representação gráfica dos contos de fadas produzidas por alunos do ensino fundamental
Título(s) alternativo(s): Workshops of the game and the graphical representation of fairy tales produced by elementary school students
Autor: Almeida, Claudio Marcelo de 
Primeiro orientador: Silva, João Batista Freire da
Resumo: Esta pesquisa-ação teve como objetivo verificar se contos de fadas ouvidos em sala de aula e, em seguida, vivenciados nas ações lúdicas das Oficinas do Jogo, sofrem repercussão quando, após isso, forem representados graficamente pelos alunos de uma turma do terceiro ano do Ensino Fundamental. A pesquisa de cunho qualitativo foi realizada em uma escola da rede pública de ensino do município de Jaraguá do Sul SC. Os instrumentos da coleta de dados foram os registros gráficos das crianças e o diário de campo. A análise dos dados foi realizada mediante a técnica de análise de conteúdo. No processo de análise foi comparado o conto tal como contado pela professora em sala de aula e a representação desse conto escritas pelas crianças. Os registros escritos das crianças após serem categorizados, juntamente com o conteúdo do diário de campo, compõem de maneira articulada e fundamenta teoricamente a análise e discussão dos dados. Por fim concluímos que nas práticas pedagógicas das Oficinas do Jogo, as crianças tornaram-se co-autoras e autoras de suas histórias. No momento de redigir, elas já tinham assumido uma posição de autoria que foi amplamente reforçada com as Oficinas do Jogo.
Abstract: The objective of this action-research was to verify if fairy tales listened in the classroom, and , right after, performed in Game Workshops, undergo any backwash when acted out graphically by a 3rd year primary school classroom. The qualitative research was conducted in a public school in Jaraguá do Sul, Santa Catarina State. The instruments used for data collection were the children graphic records and the field diary. The data analysis was done by the content analysis technique. In the process of analyzing, a comparison was made between the fairy tale told in the classroom by the teacher, and the representation of the same fairy tale written by the children. After being categorized, the written records of the children, along with the field diary content, compose in an articulate manner and in theory state, the analysis and data discussion. Concluding, it can be said that in the practice of Game Workshop tasks, children became co-authors and authors of their own stories. In the rewriting moment, they had already assumed the role of authors, which was totally supported through the Game Workshop.
Palavras-chave: contos de fadas
oficinas do jogo
representação
fairy tales
game workshop
acting-out
Área(s) do CNPq: CNPQ::CIENCIAS DA SAUDE::EDUCACAO FISICA
Idioma: por
País: BR
Instituição: Universidade do Estado de Santa Catarina
Sigla da instituição: UDESC
Departamento: Ciência do Movimento Humano
Programa: Mestrado em Ciências do Movimento Humano
Citação: ALMEIDA, Claudio Marcelo de. Workshops of the game and the graphical representation of fairy tales produced by elementary school students. 2010. 339 f. Dissertação (Mestrado em Ciência do Movimento Humano) - Universidade do Estado de Santa Catarina, Florianópolis, 2010.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: http://tede.udesc.br/handle/handle/468
Data de defesa: 9-Mar-2010
Aparece nas coleções:Mestrado em Ciências do Movimento Humano

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