Exportar este item: EndNote BibTex

Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://tede.udesc.br/handle/handle/461
Tipo do documento: Dissertação
Título: Intervenção motora para escolares com dificuldades na aprendizagem
Título(s) alternativo(s): Motor intervention for students with learning disabilities
Autor: Amaro, Kassandra Nunes 
Primeiro orientador: Rosa Neto, Francisco
Resumo: O objetivo deste estudo foi verificar o efeito de um programa de intervenção motora nos aspectos motores, psicossociais e acadêmicos de escolares com dificuldades na aprendizagem matriculados do 1o ao 4o ano de escola básica municipal de Florianópolis/SC. Após triagem realizada pelos professores de classe para identificar os alunos com dificuldades na aprendizagem (escrita, leitura, cálculo) ou com problemas de conduta, aplicou-se nestes o Questionário de Hábitos de Vida e a Escala de Desenvolvimento Motor EDM, sendo que esta última foi realizada antes e depois de 34 intervenções motoras de 45 minutos, realizadas na própria escola, em horário de aula. Para fins de análise estatística a amostra de 38 escolares com dificuldade na aprendizagem foi pareada em dois grupos de acordo com sexo e idade: G1 escolares com QMG < 80 e G2 escolares com QMG > ou = 80. Os dados foram armazenados no programa estatístico SPSS. Para analisados utilizou-se este e o programa Excel. Foi utilizada estatística descritiva e inferencial, esta última para comparar as médias intra-grupos pré e pós-teste (Teste t para amostras independentes ou Wilcoxon) e entre grupos (Teste t para uma amostra), com nível de significância p< 0,05. Quanto às dificuldades na aprendizagem, quase 70% da amostra apresenta problemas na escrita, na leitura, no cálculo e problemas de comportamento associados, sendo que a dificuldade mais frequente foi no cálculo, atingindo 89,5% destes escolares. Quanto aos hábitos de vida verificou-se que pertencem a um nível socioeconômico baixo e que seus pais apresentam baixo nível de escolaridade. A maioria não participa de atividade sociocultural nem esportiva extracurricular, poucos estudam ou leem quando estão em casa. Quanto ao desenvolvimento motor, o quociente motor geral (QMG) do grupo foi 81,26 que o classifica como normal baixo. As áreas de maior déficit foram o esquema corporal, a organização espacial e a organização temporal. Mais de 30% da mostra apresentou lateralidade completa indefinida. Para G1, a melhora após o tratamento foi significativa para o QMG, e para as áreas de motricidade fina, esquema corporal, organização espacial e organização temporal. No caso de G2, o QMG se manteve e não houve melhora significativa em nenhuma das áreas. Este estudo mostra que 2 sessões semanais de intervenção motora focadas nas reais dificuldades dos escolares e inseridas no ambiente escolar, podem melhorar significativamente o desenvolvimento motor, acadêmico e psicossocial de escolares com dificuldade na aprendizagem.
Abstract: The aim of this study was to investigate the effect of an intervention program in motor aspects of motor, psychosocial and academic students with learning disabilities enrolled in 1st to 4th year of primary school hall of Florianopolis. After screening conducted by classroom teachers to identify students with learning disabilities (reading, writing, arithmetic) or conduct problems, we applied these next surveys on Life Style and Motor Development Scale - EDM, and the latter was performed before and after 34 to 45 minutes driving interventions, carried out at school and in class hours. For statistical analysis the sample of 38 students with learning difficulties was paired in two groups according to sex and age: G1 - students with the general motor quotient (GMQ) <80 and G2 - students with GMQ > or = 80. Data were stored in SPSS. Analysis used to this and the Excel program. It was used descriptive and inferential statistics, the latter to compare mean intra-group pre-and post-test (t test for independent samples or Wilcoxon) and between groups (t test for one sample), with significance level p < 0.05. As for learning difficulties, almost 70% of the sample has trouble writing, reading, measurement and behavior problems associated with the difficulty was more frequent in the calculation, reaching 89.5% of these schools. Regarding life habits found that belong to a low socioeconomic level and that their parents have low esoclaridade. Most do not participate in sociocultural activity or extracurricular sports, studying or just lem when they are home. As to motor development, the GMQ group was 81.26 that ranks as low normal. The major areas of deficit were the body scheme, spatial organization and temporal organization. Over 30% of maostra showed laterality track indefinitely. For G1, the improvement after treatment was significant for both GMQ and for areas of fine motor skills, body scheme, spatial organization and temporal organization. In the case of G2, the GMQ has remained and there was no significant improvement in either area. This study shows that 2 weekly sessions of motor intervention focused on the real difficulties of the students and incorporated in the school environment, can significantly improve motor development, academic and psychosocial students with learning difficulties.
Palavras-chave: intervenção motora
dificuldade na aprendizagem
desenvolvimento motor
motor intervention
learning disorders
motor development
Área(s) do CNPq: CNPQ::CIENCIAS DA SAUDE::EDUCACAO FISICA
Idioma: por
País: BR
Instituição: Universidade do Estado de Santa Catarina
Sigla da instituição: UDESC
Departamento: Ciência do Movimento Humano
Programa: Mestrado em Ciências do Movimento Humano
Citação: AMARO, Kassandra Nunes. Motor intervention for students with learning disabilities. 2010. 114 f. Dissertação (Mestrado em Ciência do Movimento Humano) - Universidade do Estado de Santa Catarina, Florianópolis, 2010.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: http://tede.udesc.br/handle/handle/461
Data de defesa: 25-Fev-2010
Aparece nas coleções:Mestrado em Ciências do Movimento Humano

Arquivos associados a este item:
Arquivo TamanhoFormato 
KASSANDRA NUNES AMARO.pdf6,04 MBAdobe PDFBaixar/Abrir Pré-Visualizar


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.