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Tipo do documento: Dissertação
Título: Deficiência mental : avaliação e classificação do desenvolvimento motor
Título(s) alternativo(s): Mental disability : evaluation and classification of motor development
Autor: Almeida, Geciely Munaretto Fogaça de 
Primeiro orientador: Rosa Neto, Francisco
Resumo: O objetivo desta pesquisa foi propor uma classificação do desenvolvimento motor para crianças com deficiência mental. Para isso, o trabalho foi realizado em duas etapas. Primeiramente fez-se um estudo exploratório com uma população de 100 crianças de 6 a 11 anos com deficiência mental, matriculadas em escolas especiais da região da Grande Florianópolis/SC. Destas, 65 crianças fizeram parte da amostra e foram avaliadas através dos seguintes instrumentos: Questionário Biopsicossocial; Escala de Desenvolvimento Motor EDM; Escala de Inteligência Wechsler para Crianças WISC-III e Protocolo de Avaliação do Comportamento Adaptativo. Paralelamente, foi feito um acompanhamento do desenvolvimento motor de 4 crianças com deficiência mental, que receberam intervenção psicomotora durante 2 anos, sendo reavaliadas pela EDM a cada 6 meses. Os resultados encontrados mostram que diversos aspectos biopsicossociais constituem fatores de risco para a deficiência mental, como idade materna (precoce ou tardia), intercorrências gestacionais, complicações perinatais e nível sócio-econômico baixo, dentre outros. Com relação aos aspectos motores e cognitivos, encontrou-se forte correlação estatística positiva entre desenvolvimento motor e deficiência mental, sugerindo interdependência entre as duas variáveis. Observou-se evolução no desenvolvimento motor das quatro crianças que receberam intervenções psicomotoras, tanto nos aspectos quantitativos, como qualitativos. A proposta de classificação motora para deficientes mentais prevê subclassificações no nível muito inferior da EDM, demonstrando uma aplicação útil, viável e recomendável para essa parcela da população. A principal finalidade desta classificação é auxiliar pais e profissionais no direcionamento de suas atividades e intervenções com cada criança, pois possibilita a detecção das limitações e das potencialidades de cada indivíduo.
Abstract: The purpose of this research was to consider the classification of motor development for children with mental disabilities. Therefore, the work was performed in two stages. First, has to be an exploratory study with a population of one hundred children from 6 to 11 years with mental disabilities, registered in Florianopolis/SC in the special schools. Of these, 65 children were part of the sample and were evaluated by the following instruments: Biopsychosocial Questionnaire; Motor Development Scale; Wechsler Intelligence for Children Scale and Adaptive Behavior Evaluation Protocol. In parallel, was made monitoring of the motor development of four children with mental disabilities, who received intervention psychomotor for two years, being reviewed by Motor Development Scale every six months. The results show that found various aspects biopsychosocial had constituted risk factors for mental disabilities, such as maternal age (early or late), gestation intercurrences, complications at birth and low economic level. With regard, recital motor development and cognitive development, met strong correlation positive statistical, suggesting interdependence between the two variables. There was progress in the motor development of four children who received intervention psychomotor, both in quantitative and qualitative aspects. The proposed of motor classification for mentally disabled predicts sub classifications at level "well below" the Motor Development Scale, showing a useful application, viable and recommended for this group of the population. The main purpose of this classification is to help parents and professionals in the activities and interventions with each child, it becomes possible the understanding of the limitations and potential of each individual.
Palavras-chave: deficiência mental
desenvolvimento motor
classificação motora
mental disability
motor development
motor classification
Área(s) do CNPq: CNPQ::CIENCIAS DA SAUDE::EDUCACAO FISICA
Idioma: por
País: BR
Instituição: Universidade do Estado de Santa Catarina
Sigla da instituição: UDESC
Departamento: Ciência do Movimento Humano
Programa: Mestrado em Ciências do Movimento Humano
Citação: ALMEIDA, Geciely Munaretto Fogaça de. Mental disability : evaluation and classification of motor development. 2007. 144 f. Dissertação (Mestrado em Ciência do Movimento Humano) - Universidade do Estado de Santa Catarina, Florianópolis, 2007.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: http://tede.udesc.br/handle/handle/379
Data de defesa: 2-Ago-2007
Aparece nas coleções:Mestrado em Ciências do Movimento Humano

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