Exportar este item: EndNote BibTex

Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://tede.udesc.br/handle/handle/290
Tipo do documento: Dissertação
Título: Viabilidade do treinamento físico aeróbio por pacientes com câncer hematológico antes do transplante autólogo de células-tronco hematopoiéticas
Título(s) alternativo(s): Viability of aerobic exercise training for patients with blood cancers before autologous transplantation of hematopoietic stem cells
Autor: Moraes, Alan de Jesus Pires de 
Primeiro orientador: Benetti, Magnus
Resumo: Esta pesquisa teve como objetivos: verificar a viabilidade do exercício físico, especificamente em pacientes com leucemia mielóide aguda (LMA) e leucemia linfoide aguda (LLA) através de uma revisão sistemática, verificar a viabilidade (recrutamento, aderência e atrito) do treinamento físico aeróbio por pacientes com câncer hematológico antes do transplante autólogo de células-tronco hematopoiéticas (TACTH) e verificar os possíveis efeitos do treinamento físico aeróbio nos sintomas de fadiga, depressão, na qualidade vida e na capacidade funcional dos pacientes. A revisão sistemática foi baseada nas recomendações da Colaboração Cochrane e foram utilizadas as bases de dados: LILACS, EMBASE, MEDLINE, SPORTDiscus, CINAHL, Cochrane e PEDro. Para os estudos empíricos, foram selecionados indivíduos com neoplasia hematológica candidatos ao transplante de células-tronco hematopoiéticas que efetuaram o procedimento de coleta de células-tronco hematopoiéticas (CCTH) no período entre novembro de 2013 e maio de 2014 em Florianópolis/SC que respeitaram os critérios de inclusão e exclusão. O exercício físico aeróbio (caminhadas) foi realizado com intensidade moderada, iniciando com 20 minutos semanais, aumentando o volume a cada semana, atingindo 150 minutos na 7ª semana, em que a partir desta, deveria manter o volume constante. Os estudos incluídos na revisão sistemática apontam para a viabilidade e segurança do treinamento físico executado por pacientes com leucemia aguda em tratamento e que possíveis melhoras em parâmetros físicos e psicológicos possam ser alcançados. Os resultados do estudo empírico demonstram que é viável o treinamento físico aeróbio por pacientes com câncer hematológico antes do transplante autólogo de células-tronco hematopoiéticas (TACTH), bem como parece reduzir os sintomas de depressão e fadiga, melhorar a qualidade de vida relacionada a capacidade funcional, aumentando o nível de atividade física mantendo a massa corporal do paciente.
Palavras-chave: atividade motora
câncer hematológico
células-tronco
motor activity
hematologic cancer
stem cells
Área(s) do CNPq: CNPQ::CIENCIAS DA SAUDE::EDUCACAO FISICA
Idioma: por
País: BR
Instituição: Universidade do Estado de Santa Catarina
Sigla da instituição: UDESC
Departamento: Ciência do Movimento Humano
Programa: Mestrado em Ciências do Movimento Humano
Citação: MORAES, Alan de Jesus Pires de. Viability of aerobic exercise training for patients with blood cancers before autologous transplantation of hematopoietic stem cells. 2014. 91 f. Dissertação (Mestrado em Ciência do Movimento Humano) - Universidade do Estado de Santa Catarina, Florianópolis, 2014.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: http://tede.udesc.br/handle/handle/290
Data de defesa: 3-Jun-2014
Aparece nas coleções:Mestrado em Ciências do Movimento Humano

Arquivos associados a este item:
Arquivo TamanhoFormato 
Alan de Jesus - Dissertacao Final - autorizado divulgar.pdf1,04 MBAdobe PDFBaixar/Abrir Pré-Visualizar


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.