Exportar este item: EndNote BibTex

Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://tede.udesc.br/handle/handle/259
Tipo do documento: Dissertação
Título: Construção e validação do questionário de conhecimentos da doença para pacientes com insuficiência cardíaca
Título(s) alternativo(s): Construction and validation of knowledge questionnaire for heart failure patients
Autor: Bonin, Christiani Decker Batista 
Primeiro orientador: Benetti, Magnus
Resumo: A educação do paciente sobre a percepção da sua doença surge como uma tendência de buscar alternativas para incrementar o conhecimento do paciente sobre a sua doença. Ainda que não haja estudos de avaliação das necessidades de informação dos pacientes com insuficiência cardíaca participantes de programas de reabilitação, constata-se a carência de ferramentas capazes de avaliar as necessidades educacionais destes pacientes. Objetivos: Desenvolver um questionário para avaliar o conhecimento sobre a doença em pacientes portadores de insuficiência cardíaca participantes de programas de reabilitação cardiopulmonar e metabólica e avaliar a clareza e a confiabilidade do questionário. Métodos: O instrumento foi construído através da análise da literatura específica da área de insuficiência cardíaca para posterior apresentação dos itens a uma equipe multidisciplinar da área da saúde com experiência em reabilitação cardíaca, que responderam a validação de clareza e conteúdo do instrumento. Posteriormente foi gerada a versão testada em um estudo-piloto. O instrumento denominado Questionário de conhecimento da doença para pacientes com insuficiência cardíaca foi testado em 96 pacientes com insuficiência cardíaca classes funcionais I III, com média de idade de 60,22±11,6 anos e participantes de programas de reabilitação cardíaca. A reprodutibilidade foi obtida através do coeficiente de correlação intraclasse, utilizando-se das situações do método de teste-reteste, considerando um valor superior a 0,8. A consistência interna foi obtida pelo Alpha de Cronbach e a validade do construto através da análise fatorial exploratória. Foi realizada a análise comparando os escores totais do instrumento em função das características da população e entre os grupos de reabilitação cardíaca público e privado. Resultados: A versão final apresentou 19 questões dispostas em áreas de importância para a educação do paciente. O instrumento proposto apresentou um índice de clareza de 8,94±0,83 e tempo médio de preenchimento de 15,3±1,6 minutos. O coeficiente de correlação intraclasse foi de 0,856 e o Alpha de Cronbach confirmou um valor de 0,749. A análise fatorial indicou cinco fatores, abrangendo uma diversidade de itens, revelando a heterogeneidade de elementos envolvidos na insuficiência cardíaca. Quando comparados os escores finais com as características da população do estudo, confirmou-se que pacientes participantes de instituições públicas apresentaram menores níveis de conhecimento sobre a doença, visto que pacientes com baixa escolaridade e baixa renda demonstraram escores finais baixos, quando comparados a sujeitos com renda e escolaridade superiores. Conclusão: O estudo demonstrou que o instrumento apresentou índices satisfatórios de clareza e validade adequados, podendo ser utilizado em programas de reabilitação cardíaca. Salienta-se a necessidade da elaboração de estudos em profundidade no que concerne às estratégias educacionais destes pacientes.
Palavras-chave: Insuficiência cardíaca
reabilitação
questionário
conhecimento
heart failure
rehabilitation
questionnaire
knowledge
Área(s) do CNPq: CNPQ::CIENCIAS DA SAUDE::EDUCACAO FISICA
Idioma: por
País: BR
Instituição: Universidade do Estado de Santa Catarina
Sigla da instituição: UDESC
Departamento: Ciência do Movimento Humano
Programa: Mestrado em Ciências do Movimento Humano
Citação: BONIN, Christiani Decker Batista. Construction and validation of knowledge questionnaire for heart failure patients. 2013. 135 f. Dissertação (Mestrado em Ciência do Movimento Humano) - Universidade do Estado de Santa Catarina, Florianópolis, 2013.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: http://tede.udesc.br/handle/handle/259
Data de defesa: 7-Jun-2013
Aparece nas coleções:Mestrado em Ciências do Movimento Humano

Arquivos associados a este item:
Arquivo TamanhoFormato 
Christiani Bonin.pdf1,53 MBAdobe PDFBaixar/Abrir Pré-Visualizar


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.