Exportar este item: EndNote BibTex

Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://tede.udesc.br/handle/handle/2299
Tipo do documento: Dissertação
Título: Entre 'velhos' e novos imigrantes : memórias e representações em Caxias do Sul no tempo presente (2005-2016)
Autor: Menin, Assis Felipe
Primeiro orientador: Assis, Gláucia de Oliveira
Resumo: Esta dissertação busca entender os processos de identidade e ita-lianidade em Caxias do Sul-RS e suas reconfigurações no Tempo Presente no contexto da chegada de imigrantes haitianos e senegaleses à cidade, a partir de 2011. Em 2005, ano em que se comemoraram os 130 anos da Imigração Italiana no Brasil, foi aprovada a lei de Comemoração da Imigração Italiana e, logo, o status de cidade de imigração italiana é alterado, pois passa a receber imigrantes haitianos e senegaleses. Este fato, novo e inovador, modificou tanto a cidade quanto os imaginários de seus habitantes, que a caracterizam como cidade de “italia-nos”. O estudo se desenvolve a partir da referida lei, e trabalha com memorialistas, trabalhos de campo, histórias orais, festivi-dades e folders, entendidos como símbolos, imaginários ou re-ais, reinventados, e também com suas representações em jornais da cidade, em seus respectivos websites. O estudo busca enten-der como a cidade vive a “italianidade” positivada no tempo pre-sente e como se dão as relações, tanto em representações quanto em imaginários, com e sobre os novos imigrantes do século XXI, haitianos e senegaleses. Deste modo, investiga-se como os no-vos imigrantes constroem suas vidas na cidade, articulando ex-periências migratórias na busca por visibilidade e pelo direito de, assim como os “velhos”, fazer da cidade e da região um local de esperanças e espaço para uma vida melhor.
Abstract: não disponível
Palavras-chave: Imigração
Representações
Memória
História Oral
Tempo Presente
Área(s) do CNPq: HISTORIA::HISTORIA DO BRASIL
Idioma: por
País: Brasil
Instituição: Universidade do Estado de Santa Catarina
Sigla da instituição: UDESC
Departamento: UDESC::FAED
Programa: Mestrado
Citação: Menin, Assis Felipe. Entre 'velhos' e novos imigrantes : memórias e representações em Caxias do Sul no tempo presente (2005-2016). 2016. 431 p. Dissertação( Mestrado) - Universidade do Estado de Santa Catarina, Florianópolis.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: http://tede.udesc.br/handle/handle/2299
Data de defesa: 29-Jul-2016
Aparece nas coleções:Mestrado em História

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Dissertação Assis Felipe Menin - Autorizado.pdfPGH16MA902,56 MBAdobe PDFBaixar/Abrir Pré-Visualizar


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.