Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://tede.udesc.br/tede/handle/2298
Tipo: Dissertação
Título: Processos de ensino coletivo de bateria e percussão : reflexões sobre uma prática docente
Autor(es): Souza, Henry Raphaely de
Primeiro Orientador: Schambeck, Regina Finck
Resumo: Esta dissertação consiste na investigação dos processos metodológicos de ensino coletivo de bateria e percussão de um professor do curso de Bacharelado em Música. O trabalho identifica e descreve tais processos, analisando as concepções de ensino de música do professor participante. Esta pesquisa foi elaborada a partir da abordagem qualitativa, empregando-se o estudo de caso como método e observação participativa, entrevistas, notas de campo e gravações em vídeo das aulas, como técnicas de coleta de dados. As observações ocorreram durante um semestre letivo nas aulas das disciplinas de Instrumento Principal e de Grupos Musicais referentes ao primeiro, terceiro e quinto período do curso. As entrevistas foram de dois tipos: não-estruturada, através da retro-informação do vídeo (LOIZOS, 2007) para análise do professor; e semi-estruturada, oportunizando um diálogo entre os pontos destacados na observação. A revisão de literatura abordou textos que se reportam ao ensino coletivo de instrumentos, sendo usada na análise dos dados. Os resultados das análises apontam que o professor do caso investigado, através de um ambiente calmo e pessoal, combina aulas individuais e coletivas, usa o repertório como fio condutor das atividades, usa os recursos disponíveis (salas, instrumentos e tecnologias) e processa o seu ensino em grupo instrumental, pautando-se em uma relação de ensino e aprendizagem dialogada. Da mesma forma, facilita e media os processos de ensino e aprendizagem com os alunos, de forma a construir os conhecimentos musicais através da criação, audição e execução. Usa o Grupo de Percussão como estratégia metodológica. Foi possível constatar, também, apesar de o professor explanar suas práticas, que suas falas não revelam uma teoria subjetiva própria conforme abordam os estudos do pensamento do professor.
Palavras-chave: Música - Instrução e estudo
Instrumentos de percussão
CNPq: CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::ARTES::MUSICA
Idioma: por
País: BR
Editor: Universidade do Estado de Santa Catarina
Sigla da Instituição: UDESC
metadata.dc.publisher.department: Música
metadata.dc.publisher.program: Mestrado em Música
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://tede.udesc.br/handle/handle/2298
Data do documento: 1-Mar-2013
Aparece nas coleções:Mestrado em Música

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
112529.pdf1,18 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.