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Tipo do documento: Dissertação
Título: A influência do profissional técnico em uma comunidade empresarial sob a percepção dos empresários
Autor: Holz, Marcos
Primeiro orientador: Moraes, Mario César Barreto
Resumo: No Brasil, em conseqüência do avanço tecnológico, tem-se percebido a importância da educação profissional e tecnológica como estratégia para o estabelecimento da cidadania e para a efetiva inserção de jovens trabalhadores na sociedade. O profissional técnico atende às necessidades dedesenvolvimento nacional, regional e/ou local, tendo por estímulo o crescimento da indústria em função das novas demandas oriundas dos mercados nacionais e internacionais, que exigem maior qualificação e competência no processo produtivo. A presente dissertação, utilizando a pesquisa exploratória, apresenta o comportamento da indústria moveleira da região de São Bento do Sul,no intervalo de 2000 a 2004, para uma amostra composta por 10 (dez) empresas moveleiras, sendo 2 (duas) grandes empresas - mais de 1000 (mil) funcionários em 2004 - e 8 (oito) médias empresas -entre 100 (cem) e 499 (quatrocentos e noventa e nove) funcionários em 2004. Observa-se o crescimento significativo do corpo técnico formado por engenheiros, tecnólogos e técnicos de nível médio quando comparados ao total de funcionários neste período, bem como a relação entre o crescimento do corpo técnico e o crescimento relativo do faturamento, tendo como base o ano 2000. Constata-se para as empresas pesquisadas, na percepção dos empresários, que determinados indicadores ligados à produção como melhoria nos processos, na produtividade, na qualidade, na redução de custos, na mudança nos produtos, na diminuição de tempo de set-up, são influenciados pelo profissional técnico
Abstract: In Brazil, due to the technological advance, it has been noticed the importance of professional and technological education as strategy for the establishment of the citizenship and for an effective insertion of young workers in society. The professional technician deals with the needs of the national, regional and/or local development, stimulated for the growth of the industry due to new demands from national and international market, which require better qualification and competence in the productive process. The following dissertation, using the exploratory research, shows the behavior of the wood industry in São Bento do Sul region, between 2000 to 2004, for a samplig made in ten wood companies, two big ones (more than a thousand employees in 2004), and eight medium-size companies (between one hundred to 499 employees in 2004). It is noticed the significant growth of the technical staff, formed by engineers, technologists, and high-school technicians when compared to the total of the employees in this period, as well as the relation between the growth of the technical staff and the relative growth of the total sales, according to the year of 2000. It is confirmed for the companies involved, according to the businesspeople, which certain points connected to the production such as process improvement, productivity, quality, cost reduction, change in the products, time reduction of set-up, are influenced by the professional technician.
Palavras-chave: Ensino técnico
Ensino profissional
Educação para o trabalho
Industria de móveis
São Bento do Sul (SC)
Profissional técnico
Educação profissional
Indústria moveleira
Professional technician
Professional education
Wood industry
Área(s) do CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::TOPICOS ESPECIFICOS DE EDUCACAO::ENSINO PROFISSIONALIZANTE
Idioma: por
País: BR
Instituição: Universidade do Estado de Santa Catarina
Sigla da instituição: UDESC
Departamento: Educação e Cultura
Programa: Mestrado em Educação e Cultura
Citação: HOLZ, Marcos. A influência do profissional técnico em uma comunidade empresarial sob a percepção dos empresários. 2005. 161 f. Dissertação (Mestrado em Educação e Cultura) - Universidade do Estado de Santa Catarina, Florianópolis, 2005.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: http://tede.udesc.br/handle/handle/2174
Data de defesa: 23-Dez-2005
Aparece nas coleções:Mestrado em Educação e Cultura

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