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Tipo do documento: Dissertação
Título: A intolerância na educação: um fenômeno que fecha os caminhos da compreensão e os da sensibilidade humana
Autor: May, Claudia Mary
Primeiro orientador: Carreira, André Luiz Antunes Netto
Resumo: O presente trabalho relata o resultado de uma pesquisa conceitual sobre o fenômeno da intolerância na educação. Meu estudo parte de uma reflexão sobre as práticas sociais e pedagógicas nocivas ao desenvolvimento de ambientes propícios na educação, os quais geram a violência, a exclusão e a discórdia. Dentre as práticas, analisa-se as relações de alteridade e a compreensão da mesma, no que diz respeito à aceitação das diferenças individuais. E conseqüentemente, identifica-se a existência de práticas de simulacros na educação que estariam em conflito com o papel humanizador e crítico das estruturas sociais que a educação teria. O trabalho também faz referência à idéia de mediação como busca de solução para o fenômeno da intolerância na educação. Esta pesquisa pretende contribuir para o esclarecimento dos limites da tolerância existentes nas relações do "Eu" com o "Outro" e na idéia de que a tolerância é um exercício que busca conquistar a sabedoria testada nas práticas e manifestações das relações humanas
Abstract: The following work is a conceiting research about bibliography studies of intolerance in education, and it also includes studies about it through out interviews. The main aspects are about the intolerance in education: ways of comprehension and human sensibility. It is a reflection of bad behaviors in education places, where violence, exclusion and disharmony do not accept individual feelings and acts. That s also a broken up of social structures that concern to education. The main idea is to look for solutions of intolerance in education, finding measurement between them. The research intends to contribute for the limits among the tolerance that exist in the relationship of ME and the OTHER , and the idea of exercising tolerance to reach and conquer wisdom in manifestations and behaviors of human relationship
Palavras-chave: Tolerância
Mediação
Educação
Conflito (Psicologia)
Alteridade
Simulacro
Mediação
Tolerance
Intolerance
Diversit
Simulacrum
Mediation
Área(s) do CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
Idioma: por
País: BR
Instituição: Universidade do Estado de Santa Catarina
Sigla da instituição: UDESC
Departamento: Educação e Cultura
Programa: Mestrado em Educação e Cultura
Citação: MAY, Claudia Mary. A intolerância na educação: um fenômeno que fecha os caminhos da compreensão e os da sensibilidade humana. 2004. 8 f. Dissertação (Mestrado em Educação e Cultura) - Universidade do Estado de Santa Catarina, Florianópolis, 2004.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: http://tede.udesc.br/handle/handle/2158
Data de defesa: 3-Dez-2004
Aparece nas coleções:Mestrado em Educação e Cultura

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