Exportar este item: EndNote BibTex

Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://tede.udesc.br/handle/handle/2147
Tipo do documento: Dissertação
Título: Proposta de melhoria na cadeia de valor envolvendo laboratórios de análises clínicas privados e o serviço médico
Título(s) alternativo(s): Proposal for improving the value chain involving private clinical analysis laboratories and the medical service
Autor: Ghanem Filho, Omar Amin
Primeiro orientador: Costa, Jane Iara Pereira da
Resumo: No ambiente organizacional de hoje as empresas bem sucedidas estão adaptando seus produtos às necessidades de seus clientes, relacionando-se com eles e buscando diferenciais, da mesma forma que ocorre na medicina laboratorial. Porém, percebe-se que muitos laboratórios de análises clínicas privados estão bastante distantes de seu cliente médico, o que pode prejudicar a qualidade e a precisão dos diagnósticos laboratoriais e clínicos e diminuir a competitividade, produtividade, inovação e a busca pela excelência nestes laboratórios. Nesse contexto, o marketing de relacionamento pode apresentar-se como um caminho adequado, para atender as necessidades dos médicos e oferecer aos laboratórios de análises clínicas a oportunidade para romper os limites entre a organização e os clientes, criando e compartilhando valores tanto com os clientes como com seus parceiros; induzindo a um relacionamento em longo prazo. Dentro dessa perspectiva, este trabalho de dissertação apresenta a base conceitual do marketing de relacionamento, expõe os dados obtidos por meio de um estudo de multicasos realizado com os gerentes de atendimento e dirigentes dos laboratórios de análises clínicas. A interpretação dos resultados obtidos é realizada por meio da técnica da análise da conversação. As principais conclusões deste trabalho destacam a necessidade da melhoria na cadeia de valor envolvendo os laboratórios de análises clínicas privados e o serviço médico por meio de ferramentas de marketing de relacionamento que poderão oportunizar aos laboratórios a vantagem competitiva para se manterem e diferenciarem-se no mercado
Abstract: In the current organizational environment, successful companies are adapting their products to the needs of their customers, developing relationships with them while seeking differentials, and laboratory medicine is no exception. However, it can be observed that many private clinical analysis laboratories are located far from their medical clients, which can harm the quality and precision of laboratory and clinical diagnoses and lead to a reduction in competitiveness, productivity, innovation and the search for excellence in these laboratories. In this context, relationship marketing can be considered an adequate path for meeting the needs of doctors and providing clinical analysis laboratories with the opportunity of breaching the limits between the organization and the customers, thus creating and sharing values with its customers and partners; resulting in a long term relationship. Within this perspective, this dissertation presents a conceptual basis of relationship marketing, exposes the data obtained through a multi-case study conducted with the customer service managers and clinical analysis laboratory leaders. Interpretation of the results obtained is performed through the conversion analysis technique. The main conclusions of this work highlight the need for improving the value chain involving private clinical analysis laboratories and the medical service through the use of relationship marketing tools able to provide laboratories with a competitive advantage that will both maintain and differentiate them in the market
Palavras-chave: Marketing de relacionamento
Diagnóstico de laboratório
Laboratórios médicos
Cuidados médicos
Serviço médico
Cadeia de valor
Laboratório de análises clínicas
Medical service, Relationship marketing, Value chain and clinical
Analysis laboratories.
Área(s) do CNPq: CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ADMINISTRACAO::ADMINISTRACAO DE EMPRESAS
Idioma: por
País: BR
Instituição: Universidade do Estado de Santa Catarina
Sigla da instituição: UDESC
Departamento: Administração
Programa: Mestrado em Administração
Citação: GHANEM FILHO, Omar Amin. Proposal for improving the value chain involving private clinical analysis laboratories and the medical service. 2007. 149 f. Dissertação (Mestrado em Administração) - Universidade do Estado de Santa Catarina, Florianópolis, 2007.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: http://tede.udesc.br/handle/handle/2147
Data de defesa: 26-Jun-2007
Aparece nas coleções:Mestrado em Administração

Arquivos associados a este item:
Arquivo TamanhoFormato 
77037.pdf684,14 kBAdobe PDFBaixar/Abrir Pré-Visualizar


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.