Exportar este item: EndNote BibTex

Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://tede.udesc.br/handle/handle/2134
Tipo do documento: Dissertação
Título: O processo de adaptação estratégica de uma empresa brasileira de software integrado de gestão empresarial : o estudo de caso da DATASUL
Autor: Kellner, Jony Roberto
Primeiro orientador: Moraes, Mario César Barreto
Resumo: No presente trabalho de dissertação o autor descreve, analisa e conclui sobre a predominância dos tipos de adaptações estratégicas vivenciadas pela organização pesquisada ao longo de sua existência. Como estudo de caso de um único indivíduo, no formato de pesquisa-ação, foi pesquisada uma empresa brasileira de desenvolvimento e comercialização de softwares integradas de gestão empresarial: a Datasul, no período de 1978 a 2006, segundo o modelo de adaptações estratégicas de Herebenik e Joyce (1985). Fundada em 1978, a empresa pesquisada atua no setor de tecnologia de software, e está exposta continuamente a novas tendências tecnológicas e a ambientes competitivos agressivos a mundiais. Para efetuar a pesquisa, foi adotada a coleta de dados primários e secundários, com mais de uma técnica de coleta de dados, para avaliar, sem testes prévios, as convergências das observações feitas, por meio de observação participante e entrevistas semi-estruturadas com executivos de nível estratégico, pesquisas documentais e registros de arquivos. Com base na tabulação final, a vista do modelo escolhido, foram classificadas as diversas adaptações estratégicas adotadas pela empresa pesquisada, o que permitiu identificar a tipologia predominante das adaptações adotadas. A predominância encontrada foi a de adaptações estratégicas denominadas de seleção natural , na quais existe alto determinismo ambiental e baixa escolha estratégica. Como resultado final da pesquisa, ficou comprovado que, em empresas como a que foi foco da pesquisa, as escolhas estratégicas costumam ser mínimas e as adaptações ao ambiente são necessárias para que não ocorra a alienação competitiva.
Palavras-chave: Industria de software
Santa Catarina
Planejamento estratégico
Strategic adaptation
Evaluation factors
Strategic perspectives
Strategies formulation
Theories of changes
Área(s) do CNPq: CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ADMINISTRACAO::ADMINISTRACAO DE EMPRESAS
Idioma: por
País: BR
Instituição: Universidade do Estado de Santa Catarina
Sigla da instituição: UDESC
Departamento: Administração
Programa: Mestrado em Administração
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: http://tede.udesc.br/handle/handle/2134
Data de defesa: 25-Jun-2007
Aparece nas coleções:Mestrado em Administração

Arquivos associados a este item:
Arquivo TamanhoFormato 
jony.pdf2,16 MBAdobe PDFBaixar/Abrir Pré-Visualizar


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.