Exportar este item: EndNote BibTex

Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://tede.udesc.br/handle/handle/1783
Tipo do documento: Dissertação
Título: Influência da composição química e dos parâmetros de processos sobre a resistência à corrosão em peças fundida usando as ligas de alumínio 356E A356
Autor: Rossi, Vilmar Luis 
Primeiro orientador: Verran, Guilherme Ourique
Resumo: A ocorrência de corrosão severa em rotores de motobombas motivou a realização de um estudo que envolveu a avaliação da influência da qualidade das matérias primas de fusão e de controle processo sobre a suscetibilidade á corrosão na liga utilizada para obtenção destas peças por processo de fundição, no caso a liga com denominação comercial 356 (Al7Si03Mg). O principal parâmetro de avaliação foi à composição química, com especial ênfase nos teores dos elementos cobre e zinco presentes em percentuais que caracterizaram estes elementos como impurezas e não como elementos de liga. Foram avaliadas as influências individuais e combinadas de teores crescentes dos elementos Cu e Zn sobre a resistência a corrosão da liga A356, uma variante da liga 356 o níveis de impurezas mais baixos, medida através de ensaios de corrosão intergranular realizados de acordo com as especificações contidas nas normas ASTM G110-92 e ASTM G01-90. Com os resultados obtidos nestes ensaios foi possível obter medidas de perda em massa e profundidade de corrosão por metalografia ótica quantitativa. Os resultados obtidos indicam que pequenos incrementos nos percentuais de Cu e Zn ocasionam aumentos significativos na tendência á corrosão da liga em questão, sendo que em alguns casos estes teores estão abaixo dos valores normalmente presentes na grande maioria das ligas comerciais utilizadas nas indústrias de fundição de alumínio.
Palavras-chave: Ligas de alumínio
Fundição
Rotores
Corosão
Corõsão intergranular
Metais
Área(s) do CNPq: CNPQ::ENGENHARIAS::ENGENHARIA DE MATERIAIS E METALURGICA::METALURGIA DE TRANSFORMACAO
Idioma: por
País: BR
Instituição: Universidade do Estado de Santa Catarina
Sigla da instituição: UDESC
Departamento: Ciência dos Materiais
Programa: Mestrado em Ciência e Engenharia de Materiais
Citação: ROSSI, Vilmar Luis. Influência da composição química e dos parâmetros de processos sobre a resistência à corrosão em peças fundida usando as ligas de alumínio 356E A356. 2004. 111 f. Dissertação (Mestrado em Ciência dos Materiais) - Universidade do Estado de Santa Catarina, Joinville, 2004.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: http://tede.udesc.br/handle/handle/1783
Data de defesa: 16-Jul-2004
Aparece nas coleções:Mestrado em Ciência e Engenharia de Materiais

Arquivos associados a este item:
Arquivo TamanhoFormato 
Vilmar L Rossi.pdf1,33 MBAdobe PDFBaixar/Abrir Pré-Visualizar


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.