Exportar este item: EndNote BibTex

Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://tede.udesc.br/handle/handle/166
Tipo do documento: Dissertação
Título: Imagem e identidade em instituições de ensino superior : um estudo de caso na ESAG
Autor: Rocha, Luciana Pereira da
Primeiro orientador: Alperstedt, Graziela Dias
Resumo: O presente trabalho tem como intuito o estudo da imagem e da identidade organizacional do Centro de Ciências da Administração da Universidade do Estado de Santa Catarina. O objetivo consiste em verificar a relação entre a imagem projetada pela instituição (comunicação segundo diretrizes da direção da instituição), imagem percebida (percepção dos acadêmicos e professores) e a identidade organizacional (cultura dos acadêmicos, professores e dirigentes) da ESAG. A metodologia utilizada caracteriza-se por um estudo de caso quantitativo e qualitativo cuja análise da correlação entre imagem e identidade organizacional permeia os dados obtidos no questionário e entrevistas realizadas com discentes, docentes e dirigentes da organização. Busca-se entender como a organização é percebida pelos públicos internos e assim identificar ações de comunicação possíveis de serem realizadas para cumprir os objetivos traçados pelos dirigentes. As técnicas de coleta de dados utilizadas consistiram na aplicação de 538 questionários e 31 entrevistas semi-estruturadas. A análise preliminar de conteúdo foi a técnica utilizada para a análise dos dados qualitativos. Já os dados extraídos dos questionários foram analisados a partir das técnicas estatísticas com o auxílio dos softwares Sphinx e Excel. Foram analisadas três dimensões. Na primeira dimensão, focada na identidade organizacional, pode ser perceptível conclusões sobre o perfil dos públicos internos (acadêmicos e professores) e sua relação com a cultura organizacional da ESAG, principalmente no que tange que os acadêmicos acreditam ser o principal diferencial competitivo da instituição. Na segunda dimensão avalia-se a percepção da imagem perante os públicos internos e como a organização é vista por eles. A imagem da organização mesmo que vinculada a qualidade de ensino percebe que o fator corpo docente é caracterizado como motivo excludente do processo. Na terceira dimensão focada na imagem projetada avalia-se quais os critérios de comunicação adotados pela instituição por meio da análise documental do planejamento estratégico e suas ações de comunicação efetivas. As diretrizes traçadas no planejamento e seus elementos valorizados não coincidem com a identidade dos acadêmicos e sua percepção. Com a análise dessas três dimensões foi possível verificar incongruências entre identidade e imagem organizacional.
Palavras-chave: Ensino superior Florianópolis (SC)
Cultura organizacional
Comportamento organizacional
Área(s) do CNPq: CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ADMINISTRACAO::ADMINISTRACAO DE EMPRESAS
Idioma: por
País: BR
Instituição: Universidade do Estado de Santa Catarina
Sigla da instituição: UDESC
Departamento: Administração
Programa: Mestrado em Administração - Profissionalizante
Citação: ROCHA, Luciana Pereira da. Imagem e identidade em instituições de ensino superior : um estudo de caso na ESAG. 2007. 13 f. Dissertação (Mestrado em Administração) - Universidade do Estado de Santa Catarina, Florianópolis, 2007.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: http://tede.udesc.br/handle/handle/166
Data de defesa: 20-Ago-2007
Aparece nas coleções:Mestrado Profissional - Administração

Arquivos associados a este item:
Arquivo TamanhoFormato 
77552.pdf1,45 MBAdobe PDFBaixar/Abrir Pré-Visualizar


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.