Exportar este item: EndNote BibTex

Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://tede.udesc.br/handle/handle/1626
Tipo do documento: Dissertação
Título: Análise via CAE da eficiência das soluções de projeto de peças plásticas injetadas na redução do rechupe em placas nervuradas
Autor: Ribeiro, Joel
Primeiro orientador: Bressam, José Divo
Resumo: No desenvolvimento de uma peça plástica moldada por injeção, tem se procurado otimizar ao Maximo o componente para que este cumpra a sua função para a qual esta sendo projetada, com qualidade e produtividade inicialmente especificadas que são fatores indispensáveis para a viabilização de qualquer projeto na atual conjuntura econômica global. Defeitos na peça não são mais admissíveis, mas na pratica acontecem e geram retrabalho, e são muitas vezes decorrentes do projeto. Portanto, para se evitar estes defeitos devem ser tomados os devidos cuidados através da observância das regras de projeto, Entretanto, pelo fato das regras serem genéricas não proporcionam o resultado final desejado. Isto ocorre para os diversos defeitos de moldagem em uma peça plástica injetada e que são conseqüências do projeto. O presente trabalho mostra um estudo das geometrias utilizadas em peças plásticas injetadas, para minimizar o defeito de rechupe em uma parede nervurada. Foram feitas 208 análises diferentes através de um simulador de CAE, o software Moldflow, para se verificar o comportamento de cada uma das geometrias propostas, a influência de alguns tipos de matérias e a localização do ponto de injeção, que são variáveis que devem ser corretamente definidas na fase de concepção da peça para se evitar o defeito. Foi também verificada a influencia da pressão e do tempo de recalque sobre o rechupe. Com estas variáveis sendo analisadas, investigou se o efeito de cada uma delas sobre o defeito de rechupe e com isso foi possível determinar qual melhor proposta a ser aplicada, de tal modo que o defeito seja minimizado. Da análise dos resultados da simulação numérica, conclui-se que o tamanho do rechupe depende tanto do material empregado como da geometria da nervura. O material plástico analisado que apresentou o menor grau de rechupe foi o PSHI e o material que apresentou o maior rechupe foi o PPH. Portanto, conclui-se que não basta somente observar as regras de projeto, pois são genéricas e abrangentes e não atendem ao grau de especificação e à qualidade requeridos nos projetos. Por este motivo uma análise criteriosa se faz necessária para que seja atingido o que inicialmente foi proposto.
Palavras-chave: Rechupe
Polímero
Projeto de peças plásticas
Termoplásticos
Polietileno
Área(s) do CNPq: CNPQ::ENGENHARIAS::ENGENHARIA QUIMICA::TECNOLOGIA QUIMICA::POLIMEROS
Idioma: por
País: BR
Instituição: Universidade do Estado de Santa Catarina
Sigla da instituição: UDESC
Departamento: Ciência dos Materiais
Programa: Mestrado em Ciência e Engenharia de Materiais
Citação: RIBEIRO, Joel. Análise via CAE da eficiência das soluções de projeto de peças plásticas injetadas na redução do rechupe em placas nervuradas. 2002. 1 f. Dissertação (Mestrado em Ciência dos Materiais) - Universidade do Estado de Santa Catarina, Joinville, 2002.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: http://tede.udesc.br/handle/handle/1626
Data de defesa: 26-Abr-2002
Aparece nas coleções:Mestrado em Ciência e Engenharia de Materiais

Arquivos associados a este item:
Arquivo TamanhoFormato 
Joel Ribeiro.pdf70,09 kBAdobe PDFBaixar/Abrir Pré-Visualizar


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.