Exportar este item: EndNote BibTex

Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://tede.udesc.br/handle/handle/1607
Tipo do documento: Dissertação
Título: Estudo do processamento de ligas de alumínio e compósitos com matriz metálica pela técnica de reofundição
Autor: Cristofolini, Renato 
Primeiro orientador: Verran, Guilherme Ourique
Resumo: Neste trabalho são descritos os resultados obtidos no estudo relativo à aplicação da reofundição na obtenção de compósitos com matriz metálica (CMMs) AI7Si1Mg SiC e AI7Si1Mg Al2O3 avaliando a influencia de parâmetros como velocidade e tempo de agitação, temperatura da massa metálica semimicroestruturas dos CMMs obtidos, usando técnicas de microscopia ótica e microscopia eletrônica de varredura (MEV). Também é feita uma analise da influencia da adição crescente de partículas de alumina e carbeto de silício sobre os valores de desgastes na liga AI7Si1Mg , sendo avaliada a influência de alguns parâmetros de ensaios, tais como distancia de deslizamento entre o elemento desgastante (disco de aço recoberto com abrasivo) e a amostra em estudo, carga aplicada e granulometria do abrasivo. Para este fim foi utilizado um equipamento projetado e construído conforme previsto pela norma ASTM G99-90 (pino contra disco). Os resultados obtidos indicam a ocorrência de variações significativas entre os desgastes da liga base e dos respectivos compósitos testados sob as mesmas condições, sendo a resistência ao desgaste proporcional ao teor de componentes cerâmicos de reforço para todos os materiais analisados. As análises metalográficas indicaram a ocorrência de significativas variações microestruturais entre a liga base nas condições fundida convencionalmente e reofundida, e nos compósitos com diferentes teores de componente de reforço, além da existência de excelentes interações entre as partículas e a matriz metálica.
Palavras-chave: Ligas de alumínio
Metais
Microscopia eletrônica
Granulometria
Área(s) do CNPq: CNPQ::ENGENHARIAS::ENGENHARIA DE MATERIAIS E METALURGICA::METALURGIA DE TRANSFORMACAO
Idioma: por
País: BR
Instituição: Universidade do Estado de Santa Catarina
Sigla da instituição: UDESC
Departamento: Ciência dos Materiais
Programa: Mestrado em Ciência e Engenharia de Materiais
Citação: CRISTOFOLINI, Renato. Estudo do processamento de ligas de alumínio e compósitos com matriz metálica pela técnica de reofundição. 1997. 1 f. Dissertação (Mestrado em Ciência dos Materiais) - Universidade do Estado de Santa Catarina, Joinville, 1997.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: http://tede.udesc.br/handle/handle/1607
Data de defesa: 1-Dez-1997
Aparece nas coleções:Mestrado em Ciência e Engenharia de Materiais

Arquivos associados a este item:
Arquivo TamanhoFormato 
Renato Cristofolini.pdf60,26 kBAdobe PDFBaixar/Abrir Pré-Visualizar


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.