Exportar este item: EndNote BibTex

Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://tede.udesc.br/handle/handle/149
Tipo do documento: Dissertação
Título: Gestão de contratos administrativos : uma proposta para gestores e fiscais da Companhia Catarinense de Águas e Saneamento
Autor: Marques, Mariana Montrose 
Primeiro orientador: Bier, Clerilei Aparecida
Resumo: O presente estudo teve como objetivo desenvolver uma Proposta de Gestão de Contratos Administrativos para os gestores e fiscais da Companhia Catarinense de Águas e Saneamento. A oportunidade foi identificada visando transcrever para a prática os requisitos legais envolvidos na gestão de contratos administrativos, orientando os gestores e fiscais sobre as responsabilidades inerentes a sua função, e sugerindo padrões e processos que contribuam para com os resultados desejados e o cumprimento das normas legais. Foi realizado um estudo sobre os aspectos que versam sobre a Gestão de Contratos Administrativos, incluindo os aspectos legais relacionados com o tema, e a identificação das práticas já existentes. Para realizar a análise das práticas de gestão identificadas, foi desenvolvido um modelo de análise com dimensões e critérios sobre a temática. Por fim, foi apresentada a proposta de gestão à Cia. Os resultados desse estudo contribuem para com a Administração Pública, no sentido de colaborar para que se atinjam os objetivos propostos nas contratações; para com os Gestores e Fiscais, considerando que eles serão orientados a atuar em consonância com a legislação; e também para com a Sociedade como um todo, que se utiliza dos serviços públicos.
Abstract: This study aimed to develop an Administrative Contract Management Proposal to Companhia Catarinense de Águas e Saneamento s inspectors. The opportunity has been identified in order to transcribe to practice the legal requirements involved in managing government contracts, directing inspectors on their role responsibilities, and suggesting standards and processes that could contribute to the expected results and to the enforce of standards and laws. A study was conducted on Administrative Contracts Management aspects, including the related laws, and the identification of existing practices. To analyze those practices, an analytical model was developed with dimensions and criteria about the subject. Finally, the management proposal was presented to the Cia. The study results contribute to the Public Administration, in order to the bidding objective achievement; to the inspectors, considering that they will be instructed to act in accordance to the law; and also to the society, that uses the public services.
Palavras-chave: Contratos administrativos
Administração pública - Santa Catarina
Área(s) do CNPq: CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ADMINISTRACAO
Idioma: por
País: BR
Instituição: Universidade do Estado de Santa Catarina
Sigla da instituição: UDESC
Departamento: Administração
Programa: Mestrado em Administração - Profissionalizante
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: http://tede.udesc.br/handle/handle/149
Data de defesa: 17-Dez-2015
Aparece nas coleções:Mestrado Profissional - Administração

Arquivos associados a este item:
Arquivo TamanhoFormato 
125190.pdf635,69 kBAdobe PDFBaixar/Abrir Pré-Visualizar


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.