Exportar este item: EndNote BibTex

Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://tede.udesc.br/handle/handle/145
Tipo do documento: Dissertação
Título: Criação de valor compartilhado : releitura do modelo a partir de abordagens da responsabilidade social corporativa e estudo empírico
Autor: Mezzari, Laís 
Primeiro orientador: Bier, Clerilei Aparecida
Resumo: Entre diferentes teorias e modelos de Responsabilidade Social Corporativa, a Criação de Valor Compartilhado, de Porter e Kramer (2011), conquistou destaque no meio empresarial devido ao seu caráter prático e estratégico. Os autores, porém, fazem poucas referências a teorias inspiradoras e defendem que a CVC não está relacionada à RSC. Partindo desta observação, este trabalho se propõe a identificar a origem do conceito a partir de teorias da Responsabilidade Social e do Desenvolvimento Sustentável, além de confrontar seus princípios com a realidade empírica verificada na empresa de cosméticos e higiene pessoal, Natura. Como resultado dessa análise comparativa, feita seguindo as diretrizes da análise de conteúdo, considera-se a CVC como uma parte da RSC, e verifica-se a necessidade de complementação do conceito para a efetividade da proposta de criação de um novo capitalismo e para que a empresa se torne um agente transformador da sociedade . Assim, também é desenvolvida uma proposta de modelo para aplicação da Responsabilidade Social Estratégica em diferentes empresas, tendo como fonte de inspiração as virtudes de cada um dos temas estudados, ou seja, da Criação de Valor Compartilhado, da Responsabilidade Social Corporativa e das iniciativas práticas realizadas pela Natura.
Abstract: Between different theories and models about Corporate Social Responsibilities, Creating Shared Value, by Porter and Kramer (2011), gained prominence in the business world because of its practical and strategic features. The authors, however, make few references to inspiring theories and argue that CSV is not related to CSR. From this observation, this study aims to identify the concept s origin from theories of Social Responsibility and Sustainable Development, and confront its principles with the empirical reality checked in the cosmetics and personal care company, Natura. As a result of this comparative analysis, that was made using the content analysis as methodology, we consider the CSV as a part of CSR, and we identify the need of the complementarity to the concept if thinking about the effectiveness of the proposed creation of a "new capitalism". Thus, it is also developed a model proposal for implementing the Strategic Social Responsibility in different companies, taking as inspiration the virtues of each of the studied subjects: Creating Shared Value, Corporate Social Responsibility and practical initiatives conducted by Natura.
Palavras-chave: Criação de Valor Compartilhado
Responsabilidade Social Empresarial
Responsabilidade Social Estratégica
Área(s) do CNPq: CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ADMINISTRACAO
Idioma: por
País: BR
Instituição: Universidade do Estado de Santa Catarina
Sigla da instituição: UDESC
Departamento: Administração
Programa: Mestrado em Administração - Profissionalizante
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: http://tede.udesc.br/handle/handle/145
Data de defesa: 24-Set-2015
Aparece nas coleções:Mestrado Profissional - Administração

Arquivos associados a este item:
Arquivo TamanhoFormato 
125073.pdf387,94 kBAdobe PDFBaixar/Abrir Pré-Visualizar


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.