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Tipo do documento: Dissertação
Título: Cooperação universidade e empresa : o caso UDESC
Autor: Cardoso, Marcelo Gomes 
Primeiro orientador: Amboni, Nério
Resumo: A cooperação universidade e empresa representa uma estratégia na busca por soluções de problemas e oportunidades concretas mediante a obtenção de benefícios mútuos. No entanto, nota-se certo distanciamento das universidades com o setor produtivo devido, principalmente, à burocratização dos processos envolvidos na cooperação. O presente estudo tem como objetivo geral propor ações, a partir das percepções dos líderes de grupos de pesquisa e de gestores de empresas, para fortalecer o desenvolvimento de projetos de pesquisa da UDESC em cooperação com empresas. As propostas de ações aos problemas identificados são decorrentes das respostas de 10 líderes de grupos de pesquisa e de 14 gestores de empresas que cooperam com esta universidade pública, notabilizada nacionalmente pela qualidade, tendo sido considerada pelo Ministério da Educação (MEC), no Índice Geral de Cursos (IGC) das instituições de educação superior em 2013, como a quarta melhor universidade estadual do Brasil; a 18ª no geral, entre 192 instituições avaliadas; e a melhor em Graduação, em Santa Catarina. As técnicas de coleta de dados utilizadas são: a análise documental, a pesquisa bibliográfica e o questionário, complementado pela vivência e experiência do pesquisador na área de interesse da pesquisa, por ter atuado como gestor no NIT (Núcleo de Inovação tecnológica) da UDESC, Centro de Ciências Tecnológicas - CCT, em Joinville. O processo de coleta de dados primários (pesquisa empírica) foi realizado em duas fases: a) pré-teste e b) aplicação do questionário online pelo Google forms. A descrição e análise dos dados coletados estão divididas em 3 blocos: 1) informações iniciais/caracterização dos Grupos de Pesquisa e das empresas analisadas; 2) fatores facilitadores e restritivos e 3) propostas de ações sugeridas pelos entrevistados, além das consideradas relevantes pelo mestrando, refletidas nos resultados da pesquisa. Gráficos, tabelas e quadros são elaborados para ilustrar os resultados alcançados e facilitar a descrição e a interpretação. Diante dos resultados alcançados, percebe-se que a redução da burocracia e dos prazos de tramitação dos processos de cooperação entre a UDESC e o setor produtivo, bem como, a divulgação dos laboratórios, grupos e linhas de pesquisa da universidade junto ao setor empresarial, são algumas das propostas para facilitar a interação e possibilitar mais pesquisas em parceria entre a universidade e empresas.
Abstract: The cooperation between universities and companies represents a strategy in search of solutions to problems and concrete opportunities to obtain mutual benefits. However, there is some detachment between universities and the productive sector, mainly due to the bureaucratization of the processes involved in the cooperation. The general objective of this study is to propose actions, from the perceptions of the leaders of research groups and companies managers, to strengthen the development of UDESC research projects in cooperation with the companies. Proposals for actions to the identified problems arise from the responses of 10 leading research groups and 14 companies managers, cooperating with this public university, nationally recognized for its quality, having been considered by the Ministry of Education (MEC), in the General Index Courses (IGC) of higher education institutions in 2013, as the top fourth State University in Brazil; the 18th in the overall ranking among 192 institutions evaluated; and the best Graduation University in Santa Catarina (UDESC, 2014a). The techniques used for data collection are: document analysis, bibliographic research and questionnaire, supplemented by the experience and expertise of the researcher in the area of research interest, who has been working as a manager in the NIT (Technology Innovation Center) UDESC, Center of Technological Sciences - CCT in Joinville. The process of primary data collecting (empirical research) was made in two stages: a) pre-test and b) application of online questionnaire with Google forms. The description and analysis of the collected data are divided into three blocks: 1) initial information / characterization of research groups and analyzed companies; 2) facilitating and restrictive factors and 3) action proposals suggested by respondents, in addition to the relevant proposals considered by the researcher, reflected in the research results. Graphs, charts and tables are made to show the results achieved and to facilitate the description and interpretation. Given the results achieved, it could be said that the reduction of bureaucracy and of the delay in the cooperation process between UDESC and the productive sector, as well as the disclosure of laboratories, groups, and research lines of the university with the companies, are some of the proposals which could facilitate this interaction and allow more research in partnership with universities and companies.
Palavras-chave: Inovações tecnológicas
Cooperação universitária
Área(s) do CNPq: CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ADMINISTRACAO
Idioma: por
País: BR
Instituição: Universidade do Estado de Santa Catarina
Sigla da instituição: UDESC
Departamento: Administração
Programa: Mestrado em Administração - Profissionalizante
Citação: CARDOSO, Marcelo Gomes. Cooperação universidade e empresa : o caso UDESC. 2015. 26 f. Dissertação (Mestrado em Administração) - Universidade do Estado de Santa Catarina, Florianópolis, 2015.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: http://tede.udesc.br/handle/handle/142
Data de defesa: 22-Set-2015
Aparece nas coleções:Mestrado Profissional - Administração

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