Exportar este item: EndNote BibTex

Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://tede.udesc.br/handle/handle/1336
Tipo do documento: Dissertação
Título: Queria bordar teu nome: a dança no teatro de revista
Autor: Cascaes, Laura Silvana Ribeiro
Primeiro orientador: Collaço, Vera Regina Martins
Resumo: Esta dissertação busca investigar a dança no Teatro de Revista carioca, para analisar as influências do imaginário da modernidade nos bailados, bem como identificar alguns gêneros e técnicas de dança incorporadas junto à produção da cena revisteira, considerando o corpo de baile, especialmente as coristas-dançarinas (as chamadas girls) e as rupturas representadas pela modernidade em relação à dança deste período. Para tal, me pauto na história cultural, tendo como procedimento metodológico, estudos existentes sobre este gênero teatral e análise de fotografias das cenas dos espetáculos, esta última análise visa observar e identificar aspectos dos gêneros de dança presentes, especialmente as chamadas danças modernas e vestígios das identidades sociais das dançarinas. Para tanto, serão analisados os bailados de um tipo de revista, a revista da década de 1920, aquela que não é mais a Revista de Ano, mas que ainda não perdeu totalmente o contato com o texto, ou seja, que ainda apresenta um fio de enredo, mesmo que de forma muito tênue. Para isso trabalho com dois textos revisteiros da década de 1920, Comidas Meu Santo, de 1925, de Marques Porto e Ary Pavão; e Guerra ao Mosquito, de 1929, de Marques Porto e Luiz Peixoto, de modo a traçar um paralelo destes textos revisteiros com a modernidade e com os números de dança. Para investigar o panorama dos bailados foram analisadas fotografias destes espetáculos, críticas de jornais, textos revisteiros e, de modo menos pontual, charges e caricaturas, no intuito de desvendar os vestígios históricos para compreender a dança no interior das práticas culturais cariocas do Teatro de Revista, discutindo aspectos relativos à modernidade e a invenção da identidade nacional brasileira
Abstract: This essay seeks to explore dance within Rio de Janeiro s Revue entertainment theater, in order to analyze the influences of imagination of modernity in ballet dances, as well as to identify some genres and dance techniques incorporated into the production of the Revue scene, taking into consideration the body of dance, especially the chorus-dance girls (the so-called showgirls) and the ruptures represented by modernity in relation to the dance of that period. To this end, the Cultural History method is relied upon as a guide, with existing studies on this theatrical genre serving as methodological derivation. The analysis of photographs from scenes of the shows is also employed, aiming to observe and identify aspects of the genres of dance present therein, in particular the so-called modern dances , as well as traces of the dancers social identities. To such purpose, the ballet dances analyzed will be of a type of Revue, the 1920 s Revue, that which is no longer the Year s Revue, but that still has not completely lost touch with the text, which in other words, still preserves a thread of the script, however tenuously. To that end, two Revue texts from the 1920 s have been worked with, Marques Porto and Ary Pavão s Comidas Meu Santo, from 1925; and Marques Porto and Luiz Peixoto s Guerra ao Mosquito, from 1929, in order to draw a parallel between these Revue texts and modernity and the dance numbers. To investigate the panorama of the ballet dances, an analysis of photographs from those shows, newspaper reviews, Revue texts and, -in a slightly less incisive manner- cartoons and caricatures, was conducted. This was done with the intention of unveiling historical traces in order to enable us to better comprehend dance within the Revue theater cultural practices in Rio de Janeiro, debating aspects regarding modernity and the invention of the Brazilian national identity
Palavras-chave: Corpo
Dança
Modernidade
Imaginário
Corpo humano
Teatro de revista
Teatro brasileiro
Body
Dance
Modernity
Imagination
Área(s) do CNPq: CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::ARTES::TEATRO
Idioma: por
País: BR
Instituição: Universidade do Estado de Santa Catarina
Sigla da instituição: UDESC
Departamento: Teatro
Programa: Mestrado em Teatro
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: http://tede.udesc.br/handle/handle/1336
Data de defesa: 2-Fev-2010
Aparece nas coleções:Mestrado em Teatro

Arquivos associados a este item:
Arquivo TamanhoFormato 
DisLauraFinal.pdf4,89 MBAdobe PDFBaixar/Abrir Pré-Visualizar


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.